sábado, 29 de setembro de 2012

5 ótimos aplicativos para você escrever melhor


Escrever faz parte do cotidiano de todos nós. Se você é estudante, por exemplo, precisa fazer redações  e trabalhos escritos como parte de sua formação. Professores também escrevem muito, já que precisam preparar suas aulas, fazer relatórios e corrigir provas. Os aplicativos sugeridos a seguir auxiliam você a escrever textos mais claros  e de qualidade, já que ajudam a organizar as ideias de maneira coerente  em um processo facilitado.
Confira os 5 aplicativos úteis para escrever:
1. Essay Writing Workstation
Em inglês, o aplicativo Essay Writing Workstation ajuda você a escrever mais de um texto ao mesmo tempo, além de oferecer dicas e tutorias de como escrever vários tipos de texto diferentes.
2. Essay Writing Guide
Se você é um estudante visual, ou seja, gosta de aprender com imagens, organogramas e outros elementos então o aplicativo Essay Writing Guideé o indicado. Ele oferece três “rodas” (Conteúdo, Estilo e Organização) para que você possa entender e utilizar os elementos de um texto corretamente. Além das explicações, também disponibiliza exemplos.
3. Essay Writing Wizard
O aplicativo Essay Writing Wizard possui diferentes versões, tanto para alunos do ensino fundamental, médio,universitários e profissionais de áreas específicas. Cada uma das versões oferece dicas específicas e descrições dos tipos de textos que podem ser solicitados.
4. PaperHelper
O app para Ipad PaperHelper ajuda você a fazer pesquisas online que trarão uma base mais sólida para seus textos. Com ele é possível reunir materiais de pesquisa úteis e fazer a versão final de seu trabalho.
5. Essay Czar
Em formato e-book, o aplicativo Essay Czar é ótimo para estudantes que estão se sentindo perdidos com suas redações. Ele oferece mais instruções para mais de 40 tipos diferentes de texto.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Termos utilizados na Educação do século 21


 Com o passar do tempo e o surgimento de teorias, conceitos e práticas pedagógicas utilizando a tecnologia, alguns termos vão surgindo e nós, interessados pelo assunto, temos de nos manter atualizados.
Para auxiliar, o site UNIVERSIA publicou uma série de termos e eu elenquei mais alguns. Segue a listagem e os respectivos significados:
Adaptive learning: Trata-se de um software que se adapta ao conhecimento do aluno, propondo atividades de  acordo com o diagnóstico.
Adaptive testing: Trata-se de um software que aplica avaliações com questões que seguem uma sequência específica de acordo com as respostas que vão sendo apontadas.
Blended learning: Trata-se de um ensino híbrido que mescla a metodologia presencial com a metodologia a distância.
Crowdfunding: É um processo colaborativo de arrecadação de financiamento de projetos utilizando mídias sociais.
Crowdlearning: Aprendizado colaborativo a partir de interesses em comum.
Crowdsourcing: construção de conhecimento colaborativo que leva em conta a diversidade de ideias.
E-Learning: Metodologia de ensino a distância que utiliza a internet.
Flipped classroom: Segue um processo inverso ao tradicional. Nele o aluno absorve o conteúdo em casa, por meio de vídeos, textos e outros recursos, para só depois realizar as atividades em sala de aula.
Game-based learning: É o aprendizado baseado em jogos. Parte do princípio de utilizar a interatividade para que o aluno apreenda o conteúdo.
Mooc: Sigla para Massive Open Online Course. É a prática de grandes instituições de oferecer conteúdos digitais de aulas gratuitamente.
Nativo Digital: Como é conhecida a geração que já nasce com as tecnologias digitais em sua vivência.
Project-based learning: É o aprendizado baseado no empreendimento de projetos ou resolução de casos.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

3º Seminário Ler para Saber Mais discutirá Educação na cultura digital: construindo redes na escola




Dia 19 de outubro acontece o 3º Seminário Ler para Saber Mais com o tema 'Educação na cultura digital: construindo redes na escola' cujo objetivo é promover o debate sobre o uso das mídias na sala de aula, com enfoque para a cultura digital e o professor na era da web 2.0, interligando a comunicação e a educação no processo de criação e produção de conhecimento.
O seminário é uma promoção do programa de leitura Ler para Saber Mais, por meio do jornal Gazeta do Oeste, de Mossoró/RN, e apoio da Livraria Paulinas, que vê na educação uma maneira de formar cidadãos críticos.
Durante todo o dia os participantes terão a chance de ouvir quatro palestras fundamentais para a Educação do séc XXI:

  • Educomunicação, diálogo criativo no espaço educacional, com Ismar de Oliveira Soares, da ECA/USP
  • A escola na web 2.0, com Maria Helena Bonilla, da UFBA
  • A leitura do jornal impresso em sala de aula como instrumento de produção do conhecimento, com Moisés Albuquerque, da UERN
  • Eu sou eu e minhas leituras, com Joaquim Oliveira, SEEC/RN
Serviço:
Data: 19 de outubro de 2012
Local: Hotel Villa Oeste (Mossoró-RN)
Horário: 7h30 às 12h e 13h30 às 17h30
Inscrição no jornal Gazeta do Oeste (Av. Cunha da Mota, 96/100, Centro - Mossoró/RN)
E-mail: lerparasabermais@hotmail.com  R$ 20,00 

Programação do 3º Seminário Ler para Saber Mais

7h30 – Credenciamento

8h - Abertura do seminário

8h30 – Conferência 1: Educomunicação, diálogo criativo no espaço educacional, com o professor Ismar Soares (USP)

10h – Intervalo

10h10 – Conferência 2 – A escola na era da Web 2.0, com Maria Helena Bonilla (UFBA)

12h – Encerramento do 1º período

14h – Conferência 3: A leitura do jornal impresso em sala de aula como instrumento de produção de conhecimento, com o jornalista Moisés Albuquerque (UERN)

15h30 - Intervalo

15h40 – Conferência 4 – Eu sou eu e minhas leituras, com Joaquim Oliveira (SEEC-RN)

17h30 – Encerramento

sábado, 8 de setembro de 2012

A leitura é uma questão de estímulo


As pessoas entram à procura de Internet ou música e acabam lendo um livro. Em um ano, a Biblioteca Parque, no Rio de Janeiro, emprestou mais de 22 mil exemplares à comunidade

Foto: Fernando Lemos
Foto: Um bom lugar para ler ou um passeio a uma livraria pode ser uma ótima forma de incentivar a ler
Um bom lugar para ler ou um passeio a uma livraria pode ser uma ótima forma de incentivar a ler

"Na minha casa não tem livros, meus pais não gostam de ler. Já aqui você fica rodeado deles e acaba pegando algum", diz o estudante Tomas Jéferson da Silva, 16 anos, que cursa o ensino médio e vai todas as tardes à Biblioteca Parque, no bairro de Manguinhos, na zona norte do Rio de Janeiro. Inaugurado há um ano, o espaço recebe 500 visitantes diariamente e já emprestou mais de 22 mil livros aos moradores das favelas da região. Trata-se de um dado espantoso, já que na área, ainda dominada pelo tráfico de drogas, os 33 mil habitantes contam com uma única escola de nível médio e a taxa de pessoas com curso superior não chega a 3%.
É em comunidades desfavorecidas como essa que o governo do estado fluminense pretende erguer outras bibliotecas, que nada deixam a desejar às de primeiro mundo. Além de livros, as unidades oferecem filmes, música, acesso gratuito à internet, salas de reunião e oficinas em que os jovens aprendem a escrever e têm ainda a oportunidade de publicar a própria obra. O modelo foi inspirado em experiências bem-sucedidas realizadas na periferia de Paris e em favelas de Bogotá. Até o final do ano, será inaugurada uma segunda unidade, na favela da Rocinha. 
Livros no sofá

A grande sacada desse tipo de projeto - uma construção que custou 8,7 milhões de reais - é o fato de ter sido planejado cuidadosamente para não causar estranheza aos moradores e conseguir atrair um público que não está acostumado a frequentar espaços assim. As paredes são de vidro e quem passa do lado de fora pode ver o que acontece lá dentro. No salão principal, não é preciso fazer silêncio e qualquer um pode mexer nos livros - as estantes são mais baixas do que o normal de propósito. Para instigar o público, alguns exemplares ficam expostos em mesas e outros são "esquecidos" intencionalmente sobre os sofás.

A biblioteca tem 30 funcionários e um acervo de 27 mil títulos: estão lá os clássicos da literatura, obras de referência de filosofia, antropologia e ciências políticas, além de grandes livros de arte, cinema e fotografia. "A experiência mostra que a gente se interessa por aquilo que nos é oferecido. Também depende de como nos é oferecido. Não adianta só mandar uma caixa de livros para um lugar imaginando que algo vá acontecer", diz Vera Saboya, coordenadora do projeto. A maior parte das pessoas que frequenta a Biblioteca Parque de Manguinhos tem idade inferior a 20 anos. São jovens que procuram o local para acessar a internet ou assistir a um filme, mas acabam seduzidos pela literatura. Foi o que ocorreu com Tomas Jéferson.

Fonte:  http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/leitura-questao-estimulo-698689.shtml?htm_source=redesabril_educar&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_educar&utm_content=fds 

domingo, 2 de setembro de 2012

O futuro dos livros



Robert Darnton, diretor da biblioteca de Harvard, fala sobre o futuro do livro num mundo que observa a massificação da internet e a popularização dos leitores eletrônicos. Autor de A questão dos livros e a frente da Digital Public Library of America, iniciativa que deve disponibilozar online e de graça 2 milhões de livros a partir de 2012, o historiador fala também do papel que as bibliotecas devem assumir num futuro próximo.

Fonte: http://blog.midiaseducacao.com/2012/08/o-futuro-do-livro.html