terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Chamadas de publicações em Linguística e Letras


Crédito: www.freephotosbank.com
Crédito: FreePhotosBank
Letrônica - Revista Digital do PPGL é uma publicação semestral, eletrônica, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Qualis B2.
Tem por objetivo a divulgação de trabalhos inéditos relacionados às áreas de Linguística, Teoria da Literatura e Escrita Criativa.
DOSSIÊ LINGUÍSTICA: Teorias da Enunciação e Ensino
Para este número, poderão ser submetidos textos originais que tenham como foco a interface entre Teorias da Enunciação e Ensino. Serão aceitos trabalhos fundamentados nas teorias desenvolvidas por Charles Bally, Emile Benveniste, Mikhail Bakhtin e Oswald Ducrot.
Professores Responsáveis: Drª. Leci Borges Barbisan e Dr. Cláudio Primo Delanoy
Aluna (org.): Doutoranda Érica Krachefski Nunes Oswald
DOSSIÊ LITERATURA: Filosofia e Literatura
O foco dos artigos deverá ser a abordagem de interfaces/intersecções entre os universos da escrita literária e da escrita filosófica, e os trabalhos submetidos deverão estar de acordo com as regras de publicação da mesma.
Professor responsável: Prof. Dr. Ricardo Timm de Souza
Aluno (org.): Doutorando Estevan de Negreiros Ketzer
Prazo de envio: 30/08/2013.
Link para submissão em Letrônica: Revista Digital do PPGL.
…………………………………………………………………………………………………….
Revista Letras de Hoje – periódico do Programa de Pós-Graduação em Letras
da PUCRS, Qualis A1.
Tema: Fonética e Fonologia: interface (v. 49, n.1, JANEIRO/MARÇO, 2014)
Organizadoras: Cláudia Regina Brescancini (PUCRS) e Christina Abreu Gomes
(UFRJ)
Incentiva-se a submissão de trabalhos que discutam a interface Fonética-Fonologia a partir de exame teórico e/ou de sua aplicação aos diferentes ramos da Linguística.
Prazo para submissão dos originais: 15 de Agosto de 2013
Previsão de lançamento: Janeiro de 2014
Antes de submeter seu texto, leia atentamente as seções Foco e Escopo da
Revista e Diretrizes para autores.
………………………………………………………………………………………………
Revista Linguíʃtica – publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ.ISSN Versão Digital: 2238-975X | ISSN Versão Impressa: 1808-835X | Qualis B1.
PRÓXIMAS EDIÇÕES:
1. Mudança LinguísticaEdição: Dezembro 2013
Data final para a submissão de artigos: 31 de agosto de 2013
Organizadores: Maria Maura Cezario e Vera Paredes
 2. Tema Livre
Edição: Junho de 2014
Data final para submissão de artigos: 03 de março de 2014
Organizadores: Aleria Lage e Márcia Dâmaso Vieira
 Agália. Revista de Estudos na Cultura – periódico de caráter multidisciplinar, de periodicidade semestral, que foca a publicação de trabalhos de investigações no campo dos “Estudos na Cultura”, abrangendo as Ciências Sociais e Humanas.
As chamadas para publicação encontram-se permanentemente abertas. Neste momento, os trabalhos enviados até 31 de agosto de 2013 serão avaliados para a sua eventual inclusão no seguinte número regular da revista, o 108, correspondente ao segundo semestre de 2013.
Agália recebe recensões de trabalhos científicos. Os textos críticos incluídos nesta seção não poderão exceder os 10.000 caracteres e serão avaliados e aprovados previamente polo Conselho de Redação da nossa publicação internacional.
A revista recebe trabalhos redigidos em (galego-)português, de preferência segundo o novo Acordo Ortográfico em vigor, e está submetida aos procedimentos e às normas de recepção e avaliação de trabalhos vigorantes no âmbito científico internacional (a dupla avaliação por pares cegos). Esta Revista de Estudos na Cultura é publicada duas vezes por ano (em junho e em dezembro) tanto em formato eletrônico como impresso, e poderá editar, além de números gerais, volumes monográficos coordenados por investigadores convidados. Na atualidade, a revista recebeu no Brasil a máxima qualificação da CAPES(A1) na área de Letras/Linguística e de B2 na de Sociologia e está indexada nas bases de dados Dialnet e MIAR (ICDS 4.431).
Revista Brasileira de Linguística Aplicada -  um periódico trimestral do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, área de concentração em Linguística Aplicada da UFMG.
A revista recebe artigos originais, de mestres e doutores, que tratam dos muitos fenômenos relacionados a problemas de linguagem da vida real relacionados à língua em uso em contextos diversos ou à aprendizagem. O periódico também publica resenhas, entrevistas e dois números temáticos por ano. 
CHAMADA DE ARTIGOS para Edição Especial sobre Língua de Sinais
Língua dos sinais em práticas sociais da linguagem – (submissões em português, inglês ou espanhol)
Artigos devem ser submetidos até 28/02/2014.
Periódico semestral que divulga trabalhos de variadas linhas de pesquisa dos estudos da linguagem, tanto na área de teoria e análise linguísticas quanto na de linguística aplicada.
Volume (8) Número 2: Submissões até 30 de junho de 2013.
Tema: Aquisição e Alterações de Linguagem.
Organizadoras: Marianne C. B. Cavalcante (UFPB) e Maria Ester Scarpa (UNICAMP)
………………………………………………………………………………………………………
Palimpsesto – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ
Periódico qualificado como nível B3 pelo QUALIS da CAPES, receberá originais para suas edições de 2013/1 (Número 16) e de 2013/2 (Número 17) até 31/07/2013.
A revista é composta de quatro seções: Dossiê (parte temática), Estudos (parte genérica, que acolhe artigos cujos temas divergem daquele estabelecido para o Dossiê), Resenhas e Resumos de Teses e Dissertações. Os originais recebidos serão submetidos a parecer do Conselho Consultivo, formado por professores desta e de outras respeitadas instituições de ensino superior.
O tema para o Dossiê da edição de 2013/1 (Número 16) será “Arquivo e vida literária”,segundo a seguinte ementa: O trabalho de documentação e com a documentação sobre literatura contemporânea. Os sites literários. Cartas, diários, blogs e entrevistas como objetos da história e da crítica literária. Periódicos literários dos anos 80 aos anos 2000. Perspectiva comparativa: a literatura brasileira contemporânea no contexto latino-americano.
O tema para o Dossiê da edição de 2013/2 (Número 17) será “Semântica: da estrutura ao discurso, o lugar da significação”, segundo a seguinte ementa: Os aspectos semânticos em textos diversos (literários ou não, publicitários, letras de música, artigos etc.). O espaço e a importância da Semântica, em suas interfaces com os estudos sobre gramática e discurso, na negociação cotidiana e/ou criativa dos significados na sociedade.
Todos os originais devem ser formatados de acordo com as normas para publicaçãoencontradas no website. (http://www.pgletras.uerj.br/palimpsesto/num15/normas/chamada.htm)
Entretextos – Publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) da Universidade Estadual de Londrina (UEL)Aberta chamada para as edições de jan/jun e de jul/dez de 2013. A revista é atemática.Data limite para submissão:Número 01 de 2013: 31 de março de 2013*.* prorrogado até 10 de abril de 2013!Número 02 de 2013: 31 de agosto de 2013.
ISSN: 1519-5392
Texto Livre – Publicação científica semestral do Grupo Texto Livre, da Faculdade de Letras da UFMG.
A revista recebe submissões de artigos, resenhas e ensaios de tema livre para os dois números de 2013. Seu objetivo é a publicação de textos inéditos sobre Linguística, Educação (inclusive Educação a Distância), Cultura Livre, Software Livre, Tecnologia da Informação e, sobretudo, abordagens interdisciplinares.
Qualis: B5
Prazo para submissão: 5/08/2013
Mais informações pelo site:http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/about/submissions#authorGuidelines
Interfaces: Revista de Letras e Linguística – Programa de Pós-graduação em Letras: “Interfaces entre língua e literatura” da UNICENTRO – PR
Está recebendo artigos científicos de pesquisadores, professores e de alunos de Pós-Graduação para o volume 4, n.2 com estudos sobre as áreas de língua, literatura e suas interfaces. ISSN 2179-0027.
- Organizadora do Vol. 4, n. 2: Profª Lídia Stutz e Profª Luciane Baretta
Prazo para envio: 25/10/2013
Data de publicação: até 12/2013.
Interdisciplinar - Revista de estudos de língua e literatura – ISSN 1980-8879 – Publicação vinculada ao Campus Prof. Alberto Carvalho/UFS – Ano VIII, v. 19, n. 19, jul-dez de 2013
Avaliada pelo Qualis Capes 2012 em B2 (Letras), B2 (Educação) e B2(Interdisciplinar)
Estamos recebendo ensaios ou artigos de professores doutores ou de pós-graduandos das áreas de letras, educação ou afins para compor o volume 19 com e publicação prevista para o segundo semestre de 2013.
DOSSIÊ: Transculturalidade, linguagem e educação
Organizadores:
Profa. Dra. Walkyria Monte Mór (USP)
Prof. Dr. Vanderlei J. Zacchi (UFS)
Para o volume 19, há também a seção livre com artigos e ensaios sobre estudos literários ou linguísticos.
Data limite para recebimento de artigos: 30/07/2013. (Consultar as normas Aqui)
Idioma: português, inglês ou espanhol.
O envio de trabalhos deve ser feito via e-mail.
DOSSIÊ: walsil@uol.com.br, de Walkyria Mór, e vanderlei.ufs@gmail.com, de Vanderlei Zacchi.
SEÇÃO LIVRE: calmag@bol.com.br (editor da interdisciplinar)
Obs.: Só serão publicados textos indicados por pareceristas.
Signótica - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras – UFG (Qualis B1)
Abre chamada de submissão de trabalhos para o volume 25, número 2 (Estudos Linguísticos). Para este número, a Signótica prevê duas seções:
Seção Temática: Fronteiras e hibridizações entre identidades e línguas.
Esta seção prevê a publicação de artigos que discutem as fronteiras entre línguas e práticas linguísticas diversas (em modalidades orais e escritas), tendo em vista as dinâmicas e complexidades das fronteiras entre línguas e o continuum linguístico em articulação com hibridizações locais e globais.
Seção Miscelânea: tema livre
Prazo máximo: 1º de julho de 2013
Submissões apenas pelo site http://www.revistas.ufg.br/index.php/sig, onde estão disponibilizadas as normas de publicação.
Fragmentum - periódico trimestral da área de Letras, editado pelo Laboratório Corpus da Universidade Federal de Santa Maria em parceria com pesquisadores de diversas universidades nacionais e estrangeiras.
Número 39. Out-Dez de 2013. Entrevista.
Leda Bisol.
Organização: Evellyne Costa (UFSM) e Tatiana Keller (UFSM)
Ementa: Este número é dedicado à trajetória de Leda Bisol, uma das maiores linguistas brasileiras, que tanto contribuiu e contribui para o desenvolvimento da Linguística no país, sobretudo no que diz respeito aos estudos fonológicos. O volume contará com uma entrevista da pesquisadora. Serão aceitos textos que discutam as contribuições de Leda Bisol no âmbito da pesquisa, docência e orientação.
Prazo de Envio: 30 de Setembro de 2013.
Número 40. Jan-Mar de 2014. Linguística.
Número dedicado ao Professor Eduardo Guimarães.
Organização: Sheila Elias de Oliveira (UNICAMP)
Ementa: Este número apresentará textos sobre a produção acadêmica do Professor Eduardo Guimarães, priorizando temas que dialoguem com sua área de pesquisa. Também receberemos relatos de antigos orientandos ou colegas sobre sua carreira como educador e intelectual.
Prazo de Envio: 30 de Dezembro de 2013.
Entrepalavras – Revista de Linguística do Departamento de Letras Vernáculas da UFC
Submissões até 16/06/2013.
Publicação em out/2013.
Tema livre.
UniLetras – Revista do Departamento de Letras da UEPG – E-ISSN 1983-3431
Para o volume 35-2 serão aceitos artigos das áreas Estudos Literários e Estudos Linguísticos com o seguinte tema:
Figurações de gênero e raça nos discursos culturais – A revista recebe artigos que tratam da configuração de gênero e raça impressos a partir de textos. A construção da voz autoral reflete o posicionamento do indivíduo enquanto sujeito social. Desse modo, afirma-se ou se contrapõe valores, estabelecendo critérios e novas perspectivas sobre si e sobre o seu contexto. Portanto, serão permitidos trabalhos correspondentes às variadas abordagens de estudos ligados à Linguística, à Educação e à Literatura.
Os interessados devem submeter seus artigos para esse volume até 30 de julho de 2013.
A Revista também recebe artigos de tema livre, resenha, tradução, entrevistas.
Mais informações no site da revista: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/uniletras/index.
Litteris – ISSN 1983 7429 
Publica artigos de tema livre relacionados a estudos literários, linguísticos, história, antropologia, filosofia, geografia, artes, estudos culturais e interdisciplinares.
Prazos para submissão: até 7/9/2013
Diálogo das Letras – Publicação semestral do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET), do Departamento de Letras, do Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia”, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Tema: V. 2, n. 2 – jul. a dez. 2013: Abordagens sobre o texto literário no ensino de línguas e literatura.
Prazo para submissão: 30/9/2013.
Previsão de publicação: 20 de dezembro de 2013
DLCV – Língua, Linguística & Literatura - vinculada ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFPB
Prazos para submissão: Recebe artigos em fluxo contínuo
ArReDia - publicação semestral da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras da Universidade Federal da Grande Dourados.
Destina-se à publicação online de trabalhos científicos, artísticos e culturais da Área de Letras, Linguística e Artes e suas relações interdisciplinares.
Prazos para submissão: Recebe artigos em fluxo contínuo
Caligrama - periódico semestral, publicado pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais.
Especializado em artigos científicos sobre línguas e literaturas românicas.
Tema: Lexicologia e lexicografia
Prazo: 30/06/2013
Cadernos do IL - revista vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras do Instituto de Letras da UFRGS.
Publicam artigos inéditos de todas as áreas dos Estudos da Linguagem e dos Estudos Literários, disponibilizando um espaço para a publicação de contribuições de alunos de pós-graduação e de docentes.
Tema: Livre
Prazos para submissão: Recebe artigos em fluxo contínuo
Informações e normas: http://seer.ufrgs.br/cadernosdoil
Revista Línguas & Letras Publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras, vinculado ao Centro de Educação, Comunicação e Artes da Unioeste — Campus de Cascavel.
O projeto tem como proposta divulgar trabalhos em forma de artigos das diversas áreas cobertas pelo escopo de Letras, Educação e áreas afins.
E-mail: revistalinguaseletras@gmail.com
Tema:
1º Semestre: Estudos Linguísticos
  • 2º Semestre: Estudos Literários
Prazos para submissão: Recebe artigos em fluxo contínuo
Carandá - Revista do Curso de Letras do Câmpus do Pantanal – UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (ISSN 1983-4373).
Prazos para submissão: Recebe artigos em fluxo contínuo
Revista Leitura – Revista da Programa de Pós-Graduação em Letras e Línguística
(PPGLL) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Qualis B2.
CHAMADA PARA O NÚMERO 52: ESTUDOS PROSÓDICOS
Recebe trabalhos inéditos (artigos, resenhas e entrevistas) para o número 52, a ser publicado no segundo semestre de 2013. O foco deste número é a prosódia como princípio organizador da linguagem humana. Incentiva-se, em particular, a submissão de artigos que abordem o tema proposto na fala espontânea.
Data Limite de Envio: 31/08/2013.
Cadernos de Linguagem e Sociedade – periódico multidisciplinar do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB, Qualis B1.
Tem como principal objetivo a publicação de pesquisas relevantes cujo foco sejam as relações entre a análise de discurso, o texto e as ciências sociais. Tais relações são definidas da seguinte forma: teoria e análise das relações entre o texto e a interação verbal, de um lado, e, de outro, as práticas sociais, políticas e culturais.
A chamada para publicação do número 14(2)2013 do periódico científico encontra-se aberta até dia 30 de agosto.
Outras informações na página eletrônica de L&S: http://seer.bce.unb.br/index.php/les

Nenhum comentário:

Postar um comentário