segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Evite erros gramaticais e de ortografia seguindo três dicas simples

Ninguém gosta de cometer erros de português, sobretudo numa prova, como o Enem, ou num e-mail profissional. Por isso, veja como escapar destes erros

Fonte: Shutterstock
Fonte: Shutterstock
Se você escrever “ratificar” quando na verdade você quer dizer “retificar”, ou seja, corrigir, o corretor não será capaz de identificar seu engano
Mesmo que você não escolha seguir carreira como escritor ou jornalista, escrever sempre fará parte da sua vida, afinal você terá demandar e-mails, elaborar relatórios, montar apresentações e ainda estruturar o seu currículo e, em nenhuma dessas situações, você deve cometer erros. Na redação do Enem e de outros vestibulares, exames que aprovarão seu ingresso no mundo acadêmico, muito menos. Pensando nisso, a Universia Brasil sugere três dicas fáceis para que você pare de cometer erros de ortografia e de gramática. Confira a seguir:

1 – Não confie no corretor automático
Embora esta ferramenta facilite sua edição de texto, você não deve confiar, cegamente, nela. Os corretores são capazes de identificar basicamente erros de ortografia, mas não de sentido. Por exemplo, se você escrever “ratificar” quando na verdade você quer dizer “retificar”, ou seja, corrigir, o corretor não será capaz de identificar seu engano. Por isso, antes de entregar seu texto a um professor ou enviá-lo a alguém importante, releia-o também.

2 – Deixe seu texto dormir
A frase causa estranhamento, mas é justamente isso que você deve fazer: deixar seu texto – e sua mente – descansar. Reflita: depois de passar horas diante daquele mesmo texto, não é tão simples encontrar entre tantas letras algo destoante do padrão. Por isso, esqueça um pouco o assunto. Mais tarde, com a cabeça descansada, você é capaz de fazer uma leitura mais objetiva, de modo que identificar suas falhas ficará muito mais fácil.

3 – Peça ajuda para outra pessoa
Sob pressão ou com o deadline se aproximando, é comum que se cometa erros. Para que você não corra esse risco, peça – quando possível – ajuda para alguém, como um amigo ou membro da família. Além de ele poder te dar uma opinião sobre o conteúdo do seu texto ou como você deveria organizar seus argumentos, ele, por estar distante do processo de produção da sua redação, poderá identificar seus erros de gramática mais rapidamente.

Seguindo essas dicas, você se forçará a prestar atenção nos detalhes, de modo a otimizar sua produção futuramente, seja durante uma redação do Enem, seja redigindo um relatório para a sua empresa.

Fonte: http://noticias.universia.com.br/vida-universitaria/noticia/2014/09/01/1110718/evite-erros-gramaticais-ortografia-seguindo-tres-dicas-simples.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário