quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Volta às Aulas: 6 Dicas para Organizar a Sala de Aula

Em meio a loucura da volta as aulas, é fácil ficar sobrecarregada  com o planejamento, preparação das aulas logo no início do ano. Pois é, e você acaba de voltar das férias já precisando de novas….férias !
Ok, a esta altura você já deve ter participado da Semana Pedagógica, elaborado seu Plano de Ensino, iniciado seu Semanário ou Plano de Aulas, separado os livros didáticos e achar que já está pronta para a nova  turma que está chegando.

Volta às AulasQuer você seja um  professor experiente ou um novato, a volta às aulas sempre requer uma preparação extra,  então as dicas abaixo podem ajudá-la a organizar e planejar melhor o seu tempo.

Dica 1: Obtenha novas idéias  com  seus colegas de trabalho
Como primeira sugestão do que fazer, sugiro que você visite as salas de  aula de outros professores. Apenas trocar idéias na sala dos professores não é o suficiente. Podemos aprender com os nossos pares, observando o modo como organizam, planejam e  decoram suas salas de aula .
Ao visitar as salas dos colegas, não deixe de olhar e escutar. Aqui vai uma dica preciosa: permita que  o professor que você está visitando  forneça detalhes e conduza toda a conversa. A regra de ouro aqui  é: falar de menos e escutar mais. Desta conversa, ou dessa “ escuta” podemos obter uma idéia nova ou diferente, que pode acabar economizando tempo e energia nesta volta às aulas. Mesmo um novo professor pode ter uma forma diferente de fazer as coisas, que você pode achar útil.

Dica 2: Traçar um novo  layout  da Sala de Aula
Desenhe um mapa da sua sala de aula. Pense em como o layout pode ajudar a simplificar a sua rotina diária.  Faça as seguintes perguntas: Será que o  horário de aulas da turma, os Cartazes, o Quadro de Aviso, o Quadro de Aniversariantes do mês, Ajudante do Dia, o Relógio na parede, a Tabela Periódica, estão nos locais adequados?  Na volta às aulas será que é possível deixar esse ambiente mais acolhedor e organizado ?
Pense em como as carteiras dos seus alunos estão dispostas. Você prefere ter as carteiras  de frente para você ou  gostaria de ter as mesmas organizadas  em pequenos grupos, para que os alunos possam  trabalhar  melhor coletivamente ?

Dica 3: Faça os Pais trabalharem
Na volta às aulas há tarefas que podem facilmente serem delegadas aos Pais! Isso mesmo, pais felizes são pais ocupados. Por isso ocupe-os com trabalho voluntário . As cortinas da sua sala de aula precisa de reparos? O Quadro negro precisa de uma tinta nova? O armário para a guarda de material dos alunos precisa ser reforçado ? ou trocado? Você gostaria de um novo mural de madeira na sala de aula para  expor os trabalhos dos alunos? Nos Projetos que você pensa desenvolver para este ano vai precisar que as fantasias dos alunos sejam confeccionadas por uma costureira?
Então convoque a ajuda deles. Logo na volta às aulas faça um levantamento sobre o talento e/ou habilidade com  que cada Pai/Mãe poderá contribuir durante  o ano letivo e envolva-os nas tarefas, desta forma você os terá sempre ao seu lado como uma força colaboradora.

Dica 4: Compartilhando responsabilidades com os Alunos
Cuidar do ambiente, dos materiais e da organização do espaço escolar não é apenas tarefa do Professor. Na volta às aulas deixe isso claro delegando e compartilhando algumas tarefas com os alunos tais como: lixo no chão, lixo embaixo da carteira, arrumação das carteiras, organização dos materiais nos seus devidos lugares, etc.
Para isso basta você enumerar as tarefas  que ficarão afixadas como um “ Check List”, onde todos possam ver e serem lembrados. Assim logo ao entrar na sala repassar as tarefas do Check List, antes de sair para o Intervalo (Recreio) o que precisa ser feito  ou deixado em ordem ? E antes de ir embora, quais são as tarefas que precisam ser executadas antes de dar o sinal ? Arrumar as carteiras? Verificar se não há lixo no chão? Devolver livros para a Biblioteca?
Nas primeiras semanas da volta às aulas os alunos já conseguirão incorporar essas tarefas no dia a dia e as mesmas tornar-se-ão bons hábitos praticados ao longo do ano.
Como se diz no popular “ é de pequeno que se torce o pepino”, e é na volta ás aulas que as ações de organização escolar  devem ser implementadas no dia a dia dos alunos.

Dica 5: Prepare-se para Emergências
Você já sabe, ano novo, mas as situações….são velhas, ou seja, esteja preparada para as emergências. Na volta as aulas veja se a escola tem kit de primeiros socorros , tenha em mãos as informações de saúde, que sejam relevantes, dos seus alunos. Há algum aluno diabético na sua turma ? Há aluno com alguma condição de saúde que requer algum preparo e/ou atenção extra?  Há algum aluno que convulsiona? Você sabe o que fazer nesta situação? Você vai precisar aplicar insulina em algum aluno neste ano?

Dica 6: Planos de Aula Extra
Imprevistos acontecem com todo mundo, inclusive com você. Então vai acontecer de um dia qualquer você ter de faltar e então como ficam seus alunos? E suas aulas? Então pense em facilitar a vida do Professor que for substituir você .
Na volta às aulas, prepare Lições, Atividades, Aulas Extras e deixe em uma pasta com a Coordenadora ou no seu escaninho na Sala dos Professores. Isso facilita muito a vida de todos e não custa nada pensar cinco passos adiante.
Imprevisto não dá para prever….. (alguns até dá), agora o que dá para prevenir mesmo é deixar preparado algumas aulas extras.  Lembre-se de detalhar as suas aulas no seu Plano de Aulas e deixar anotações que sejam suficientemente claras e organizadas para que qualquer Professor possa compreender e executar o que foi planejado para aquele dia.
A volta às aulas não precisa ser extenuante, basta organizar esse momento para que todo o ano letivo transcorra de forma menos estressante e cansativo. Desejo que a sua volta às aulas seja magnífica e que seus alunos aprendam muito, e que os Pais dos seus alunos sejam de fato Pais participativos e apoiadores do seu trabalho.

Fonte: http://www.sosprofessor.com.br/blog/volta-as-aulas-6-dicas-para-organizar-sala-de-aula/

Nenhum comentário:

Postar um comentário