quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Seminário Internacional Linguagem, Interação e Aprendizagem - Uniritter 2010



Minicurso - Pensar la transmisión
Prof. Dr. Jorge Larrosa (Universidade de Barcelona/Espanha)

JORGE LARROSA é professor de Filosofia da Educação do Departamento de Teoria e História da Educação da Universidade de Barcelona. Realizou estudos de pós-doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Londres e no Centro Michel Foucault da Sorbonne em Paris. Foi professor convidado em várias universidades europeias e latino-americanas. Dentre as suas diversas publicações, destacam-se: La experiencia de la lectura (1996), Pedagogia profana (1998), Ensayos sobre literatura y formación (1999), Habitantes de Babel: Políticas e poéticas da diferença (2001), Maria Zambrano: l’art de les mediaciones (2002), Linguagem e educação depois de Babel (2004), Entre Pedagogia e literatura (2005), A infância vai ao cinema (2006), Miradas cinematográficas sobre la infância: Niños atravesando el paisage (2007).

"Categorías fundamentales para una teoría de la transmisión: la natalidad, la pluralidad, la brecha del tiempo, la continuidad y la discontinuidad, la herencia y el don, el tiempo de la vida y el tiempo del mundo, el vivir y el habitar, la hospitalidad. Venir al mundo. Escenas de transmisión. Escenas de filiación. Agenciamientos. Venir al lenguaje. La transmisión sin la seguridad de la tradición y sin la garantía del futuro."

1. A educação como dispositivo temporal: categorias fundamentais para uma teoria de transmissão: nascimento, pluralidade, a brecha do tempo, continuidade e descontinuidade, herança e dom, tempo de vida e o tempo do mundo, o viver e o habitar, hospitalidade.

2. Para uma Fenomenologia da transmissão: o Vir ao mundo; cenas de transmissão; cenas de filiação; agenciamento; o vir à linguagem.

3. Transmitir sem garantias: a transmissão sem a segurança da tradição e sem a garantia do futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário