quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Seminário Internacional Linguagem, Interação e Aprendizagem - Uniritter 2010
Interfaces do conhecimento
Prof.ª Dr. Lucia Santaella (PUC/SP)
Prof.ª Dr. Kathrin Rosenfield (UFRGS)
Coordenação: Prof.ª Dr. Leny da Silva Gomes (UniRitter)
Prof. Dr. Kathrin Rosenfield (UFRGS)
Literatura: pelas lentes dos críticos e dos criadores. A propósito da teoria e da crítica literária de J. M. Coetzee
Prof. Dr. Lúcia Santaella (PUCSP)
Novas figuras da razão
Desde o século XIX, depois da invenção da fotografia, do incremento do jornal, do surgimento do cinema e da explosão da publicidade, passo a passo, a era de Gutenberg foi cedendo seu espaço exclusivo, de alta cultura e de linguagem tão perto quanto possível da pureza de meios (a escrita) para linguagens cada vez mais híbridas, de que o cinema e, então, a televisão são exemplos exemplares. Durante mais de três quartos do século XX, o texto escrito, de um lado, mantinha-se como detentor dos valores da ciência, do conhecimento e do saber enquanto, de outro lado, os meios de informação e entretenimento, marcados pela explosão do som e da imagem, tomavam crescentemente conta da paisagem cultural. Entre ambos, a arte mantinha sua soberania sobre o reino da sensibilidade. O advento da Web e da linguagem que nela circula, a hipermídia, trouxe intensas transformações nessa distribuição de papéis e funções culturais. Tudo começou a se misturar. Onde está a informação e onde está o entretenimento, quando se fala em infotenimento? Onde está o logos e onde está a sensibilidade, quando, na ciência, já se fala sobre uma virada icônica que se intensifica nitidamente com a visualização de dados e visualização científica. A nova discursividade constitutiva da visibilidade e a nova identidade lógico-numérica da imagem e também do som coloca-nos diante da emergência de novas figuras da razão, um novo paradigma de pensamento, que refaz as relações entre a ordem do discursivo (a lógica) e do visível (a forma), da inteligência e da sensibilidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário