O termo blogue é a adaptação portuguesa da palavra inglesa Blog. Esta resulta da fusão de duas palavras inglesas "log" de registo, e "web", vulgarmente utilizada para definir o espaço internet. Juntando os dois significados obtemos o significado de Blog: Uma ferramenta de registo na internet!
Quem pode fazer um blogue?
Qualquer indivíduo com acesso à internet! Há algumas questões de segurança que devem ser observadas quando partilhadas informações pessoais! Ganhe algum tempo gastando-o na explicação dessas regras aos seus alunos.
Um blogue pode ser uma excelente forma de aprender consigo. A criação de uma PLN (Personal Learning Network) ou RAP - Rede de Aprendizagem Pessoal pode ser uma excelente forma de aprender com os outros.
Os blogues podem ser individuais ou coletivos e sobre qualquer assunto, por isso, podem também ser uma excelente forma de aprendizagem colaborativa e de aprendizagem informal. Como?
Se cada aluno de uma turma pesquisar informação sobre um dos tópicos da disciplina, poderá construir-se uma rede de saber sobre cada um desses tópicos. (blogue individual)
Mais interessante ainda poderá ser a construção de um blogue de cada tópico com a contribuição de um artigo por aluno, sobre esse tópico! (blogue colaborativo)
O que se pode fazer num blogue?
Para além dos artigos (como este), alunos e professores podem comentar a qualidade dos posts, contribuindo para o seu melhoramento e ao mesmo tempo promovendo a reflexividade sobre cada um dos assuntos.
Os artigos podem ser riquíssimos em conteúdos, muitas vezes colocados noutros serviços (vídeos, áudio, apresentações, hiperligações (links), imagens, gráficos, etc.).
Como organizar um blogue?
Há várias maneiras de organizar um blogue, sendo um ato de criatividade dentro dos limites de cada plataforma (serviço). Em regra há alguns pontos comuns:
1 - Cabeçalho (em regra com um título e uma discrição sucinta da missão do blogue).
2 - Uma zona de publicação (em regra central), onde são colocados os artigos por ordem cronológica (dos mais recentes para os mais antigos).
3 - Uma ou mais barras laterais que podem ser organizadas com diversos "widgets" - ferramentas pré-feitas que permitem adicionar funções ao blogue (ex: nuvens de tags - palavras chave dos artigos publicados organizados numa nuvem; arquivo - lista cronológica dos artigos publicados; seguidores - lista de pessoas que decidiram receber os artigos publicados no seu blogue, contadores - que indicam o número de visitas do blogue, etc.)
4 - Um rodapé (zona organizada de múltiplas maneiras, que pode ser utilizada para mostrar aos visitantes os artigos mais visitados ao longo do tempo.
Onde pode fazer um blogue?
Há várias plataformas que possibilitam a construção de blogues, as mais utilizadas são:
Wordpress, Blogger e Edublogs.
Como fazer de um blogue um fracasso educativo?
- Não planifique! (não é necessário despender tempo a pensar o que pretende, quais os objetivos e como o vai divulgar aos seus alunos e motivá-los! Isso é tempo perdido!)
- Atribua o blogue, logo no primeiro dia, como trabalho de casa! (os trabalhos de casa são muito motivadores para os alunos, especialmente se...)
- Atribuir uma cotação para o blogue na nota final do ano letivo (o blogue tem de ser um local de trabalho obrigatório e qualquer experiência gratificante por si só, está nos antípodas da aprendizagem!).
- Não permita trabalho colaborativo (eles vão todos copiar, e isso é péssimo! Para além disso não será fácil atribuir uma cotação a cada um se eles trabalharem em equipa!).
Aceita-se outras sugestões nos comentários, para distinguirmos as sugestões de outros comentários comece estes comentário por "Receita para o Fracasso de um Blogue:"
Os blogues na sala de aula e sua extensão no tempo e no espaço:
Para além das ideias já descritas de criação individualizada ou colaborativa de blogues sobre os vários tópicos de uma disciplina, há muitas outras aplicações. Deixo aqui um pequena lista:
- Se trabalha com áreas do curriculum onde a criatividade pode ser mais explorada, um blogue pode ser uma excelente ferramenta de divulgação: fotografia (em ciências); obras de arte em (EVT), escrita criativa (Línguas), desenho ou esculturas geométricas (matemática), etc.
- Se pretende trabalhar organização de informação: blogues de recolha de procedimentos experimentais (ciências), de organização de dados de trabalho de campo (ciências e matemática), de escrita de artigos científicos ou de jornal, o seu jornal de parede com que inicia todas as aulas, o jornal da escola projetado na principal entrada...
Fonte: http://aprenderconsigo.blogspot.com.br/2012/03/sobre-blogues.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário