sexta-feira, 21 de junho de 2013

8 ferramentas para detectar plágio em trabalhos acadêmicos

Para ajudar você a detectar o plágio e dar notas justas, separamos as plataformas especializadas nesse tipo de ação. Confira dicas e estratégias que evitam e identificam cópias.

imagen-relacionada
Crédito: Shutterstock.com
Sites e softwares ajudam a identificar cópias e outras fraudes em trabalhos acadêmicos
 O comércio de trabalhos acadêmicos não é novidade. Há mais de uma década surgem sites que oferecem, gratuitamente ou não, artigos e trabalhos prontos para que alunos não tenham o esforço de fazer suas própriasmonografias e outras tarefas. Os professores, porém, não ficam rendidos a esse tipo de ação e também têm a sua disposição sites e softwares que identificam cópias e outrasfraudes em trabalhos acadêmicos .


Para ajudar você a detectar o plágio e dar notas justas, separamos as plataformas especializadas nesse tipo de ação. Além disso, você também pode conferir as dicas de educadores para desenvolver trabalhos que evitam cópias. Confira a seguir. 



Estratégias de prevenção
  
Antes de utilizar programas que identificam as cópias, você pode empregar estratégias de trabalho que combatem esse ato. Um exemplo é a abordagem utilizada pelos professores do Colégio Singular, da unidade Santo André. A instituição só passou pela experiência do plágio uma vez. A diretora Maria Eunice Cardoso, conta que o trabalho plagiado foi feito por um aluno do curso técnico de informática que copiou o artigo de um professor da banca avaliadora.

Cardoso explica que a escola adota medidas preventivas para evitar essa situação. "Já que nem sempre é possível verificar (as cópias), nunca se pede o trabalho puro e simples. A escola oferece orientação, dizendo quais são as regras e consequências. Além de pedir uma parte descritiva no trabalho, que poderia ter cópia, é necessário que haja exposição, com opiniões e argumentos. Os trabalhos são interpretativos, não pedem apenas a informação".

Explicar para os alunos as consequências e características do plágio é muito importante . O fácil acesso aos trabalhos prontos faz com que o erro seja banalizado e o esforço pela nota seja desfavorecido. Se perceber que seus alunos estão com dificuldades de interpretação, falta de tempo por conta de um emprego ou qualquer outra circunstância que possa abrir margem para a cópia, opte pelo diálogo de prevenção e conscientização.

Detectores de plágio: 

Ferramentas que detectam plágio: 1 - Turnitin 
O site Turnitin oferece o programa de identificação de plágio em mais de 12 idiomas, inclusive o português e é usado por mais de 1 milhão de professores em todo mundo.

Ferramentas que detectam plágio: 2 - iThenticate
O site iThenticate é um dos mais populares para detectar e previnir plágios profissionais.

Ferramentas que detectam plágio: 3 - Plagiarism detect
Site Plagiarism detect que detecta plágio gratuitamente.

Ferramentas que detectam plágio: 4 - Plagius
O software Plagius consegue detectar cópias em arquivos de diversos formatos como Word, Pdf, OpenOffice, HTML e texto simples.

Ferramentas que detectam plágio: 5 - Ephorus
O software Ephorus pode ser usado temporariamente sem cobranças.

Ferramentas que detectam plágio: 6 - Farejador de Plágio
Site Farejador de Plágio em português que garante detectar cópias em trabalhos.

Ferramentas que detectam plágio: 7 - JPlag
O programa JPlag não rastreia conteúdos online, mas procura similaridades entre os trabalhos dos estudantes.

Ferramentas que detectam plágio: 8 - DOC Cop
Outra ferramenta que também detecta a cópia é o DOC Cop.

E você, como faz para evitar o plágio em trabalhos? Compartilhe suas estratégias, opiniões e ajude outros professores a evitar essas fraudes em sala de aulaDeixe sua mensagem no campo Comentários. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário