quarta-feira, 16 de julho de 2014

Como prender a atenção dos seus alunos?

Dos professores que você teve durante sua vida, de quantos você se lembra? É certo que apenas uma pequena fração deles se destaca em toda a sua carreira acadêmica. Vale ressaltar que os que têm êxito são aqueles que conseguem prender a atenção da turma, instigar a curiosidade dos alunos e deixar lições das quais todos se lembram – mesmo muitos anos depois. Um desses professores é o americano Doug Lemov, que compartilhou dicas preciosas para prender a atenção dos alunos em seu livro, Teach Like a Champion, o que também serviu de referência para nosso artigo. Confira:

1. Tenha grandes expectativas a respeito dos seus alunos

A primeira regra para se tornar um professor diferenciado é ter altas expectativas e esperar muito dos seus alunos. Dessa forma, você terá como meta que todos os seus alunos participem da aula, mesmo os que parecem mais fracos ou desinteressados. Lembre-se que tanto o tédio quanto a empolgação são contagiantes na mesma medida, portanto, nenhum aluno pode ficar de fora. Dito isto, vamos conferir algumas técnicas para fazer a sala de aula pegar fogo.

2. Demonstre empolgação e paixão

O professor é como um apresentador de televisão ou um ator que sobe no palco. Por isso se você não demonstrar que acredita no próprio material, ninguém vai fazê-lo. Portanto, demonstre empolgação pelo que ensina, paixão pela matéria e isso será transmitido para seus alunos.

3. Deixe o objetivo da aula muito claro

Antes de começar a aula, escreva na lousa o objetivo da aula do dia, de forma clara e demonstrável. Exemplo: “hoje vamos comparar os governos dos Estados Unidos e da Inglaterra. Ao final da aula, todo aluno deverá ser capaz de escrever quatro coisas que são semelhantes e quatro que são diferentes”.
Lembre-se também de, ao final da aula apontar para o objetivo e perguntar aos alunos se eles acham que o objetivo foi cumprido. Desafie-os então a cumprir a meta que está na lousa. Depois, aplique parte do objetivo também no dever de casa. Essa “repetição” será fundamental para que seus alunos memorizem com mais facilidade o que foi passado em sala.

4. Transite por toda a sala

O professor é a autoridade máxima na sala de aula, portanto, significa que você pode caminhar por toda a sala. Dessa forma, organize a sala de forma que a disposição das carteiras lhe permita chegar rapidamente a qualquer canto da sala e ficar ao lado de qualquer aluno.

5. Deixe os alunos falarem

Os melhores professores do mundo falam pouco – apenas o suficiente para direcionar a interação dos alunos para o centro do objetivo da aula –, mas deixam que os alunos façam a maior parte do trabalho. O método usado por Sócrates para ensinar, por exemplo, é a prova disso.
Lembre-se que você já sabe a matéria e os alunos ainda não, portanto, fazer perguntas e pedir palpites deles será uma ótima forma de fazer dos alunos o centro da ação durante a aula. Outra forma de promover a fala dos alunos é, após um aluno falar, pedir por opiniões de quem discorda ou tem algo a acrescentar. Ao perceberem que a opinião deles é valorizada os alunos mostrarão mais interesse,.

6. As imagens também valem muito

Apresente um vídeo de curta duração para deixar mais claro algum elemento da aula, uma sequência de imagens que ilustrem ou exemplifiquem algum conceito, ou mesmo fotos que deixem a aula mais “leve”. Isso prenderá a atenção do aluno com certeza!

7. Desafie sua turma

No meio da aula apresente uma pergunta. Seja um problema matemático ou um desafio de raciocínio, o importante é dar também um prazo apertado para a solução (cinco ou dez minutos). Ao final, peça a alguns alunos para apresentarem suas respostas. Em caso de acertos, bonifique aquele aluno, seja com um ponto extra, ou mesmo com algum “brinde” simbólico. Dessa forma, toda a classe aprenderá com os erros e acertos de cada esforço.

8. Use os games

Usar um jogo engaja todos os alunos e torna tudo mais divertido. Lembre-se que a maioria das pessoas gosta de competir, de formar equipes e de receber recompensas por grandes esforços. Vale ressaltar que os games estão totalmente dentro da realidade dos jovens e são uma linguagem que eles conhecem. Portanto, farão de sua aula mais divertida, interativa e atrativa para os alunos.
Fonte: http://blog.playdea.com.br/como-prender-atencao-dos-seus-alunos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário