Por Marina da Silveira Rodrigues Almeida
Sabe-se que uma educação de qualidade é aquela que atende às necessidades
de cada aluno, respeita o estilo de aprendizagem de cada aluno, propicia condições
para o atingir os objetivos individuais e utiliza as oito inteligências de cada aluno.
Como desenvolver e oferecer uma educação? Devemos conhecer e promover os
recursos pessoais do nosso aluno. Como?
Antes de tudo, devemos abandonar certas posturas tradicionais, baseadas em
valores, crenças e teorias que não mais correspondem às necessidades das
pessoas que atendemos.
Significativas mudanças estão ocorrendo no mundo nos últimos 10 anos. No
campo da atenção às pessoas com deficiência, essas mudanças estão desafiando
dirigentes e profissionais de entidades, bem como pessoas deficientes e suas
famílias a reexaminarem seus valores éticos, suas crenças e seus referenciais
teóricos a fim de que a vida de todas as pessoas envolvidas possa ser de melhor
qualidade.
Três tendências se evidenciam atualmente afetando a vida das pessoas em
geral.
• A sociedade está se tornando cada vez mais inclusiva, adaptando-se às
necessidades especiais de seus cidadãos e descartando as atitudes
discriminatórias frente às diferenças individuais (INCLUSÃO).
• As pessoas estão ficando mais empoderadas em todos os setores de atividade,
não aceitando imposições da parte de outras pessoas (EMPODERAMENTO).
• Os governos, as empresas e as entidades estão procurando trabalhar em parceria
(cooperação, alianças estratégicas) para solucionarem os problemas da escassez
ou falta de recursos nas áreas de saúde, reabilitação biopsicossocial e/ou
profissional, educação escolar, educação profissional, colocação em empregos
competitivos, geração de empregos e trabalhos, geração de renda etc.
(PARCERIAS e INTERFACES).
Existem diversos estilos de aprendizagem. É importante para alunos e
professores conheceram seus respectivos estilos de aprendizagem. Ao preparar
suas aulas, leve em consideração as seguintes características dos estilos de
aprendizagem:
1) Estilo Auditivo
Alunos com este estilo serão capazes de se lembrar do que eles ouvem e
preferem instruções orais. Eles aprendem ouvindo e falando. Estes alunos gostam
de conversar e entrevistar. Eles são leitores fonéticos, que gostam de leitura oral,
leitura em coro e de ouvir livros falados.
Eles aprendem melhor quando o professor
lhes oferece oportunidades para:
• Entrevistar, debater
• Participar em um painel de discussão
• Apresentar relatórios oralmente
• Participar em debates sobre material escrito
2) Estilo Visual
Alunos com este estilo serão capazes de se lembrar do que vêem e preferem
instruções escritas.
Estes alunos são leitores visuais, que gostam de ler em silêncio.
Melhor ainda, gostam de receber informações por meios visuais como, por exemplo,
fitas de vídeo, DVD.
Eles aprendem melhor quando o professor lhes oferece
oportunidades para trabalharem com:
• Gráficos de computação
• Mapas, gráficos, tabelas
• Histórias em quadrinhos
• Cartazes
• Diagramas, desenhos
• Recursos para organizar gráficos
• Textos com muitas figuras
3) Estilo Tátil
Alunos com este estilo aprendem melhor tocando em coisas. Eles compreendem
instruções que eles escrevam e aprenderão melhor através de manipulações.
Eles
aprendem melhor quando o professor lhes oferece oportunidades para eles:
• Desenharem
• Jogarem jogos de tabuleiro
• Construírem dioramas
• Construírem modelos (com vários materiais)
• Seguirem instruções para fazer alguma coisa
4) Estilo Cinestésico
Alunos com este estilo também aprendem tocando e manipulando objetos. Eles
têm a necessidade de envolver o corpo todo na aprendizagem. Eles se lembram
melhor do conteúdo das aulas se eles o expressarem em ações.
Eles aprendem
melhor quando o professor lhes oferece oportunidades para:
• Jogarem jogos que envolvam o corpo todo
• Fazerem atividades de movimento
• Construírem modelos
• Seguirem instruções para fazer alguma coisa
• Realizarem experimentos
Como passar as instruções?
MENU LINGÜÍSTICO
• Use histórias para demonstrar...
• Realize um debate sobre...
• Escreva um poema, um mito, uma lenda, uma peça curta ou um artigo de jornal
sobre...
• Faça uma apresentação sobre...
• Narre um conto ou um romance para...
• Faça uma apresentação sobre...
• Conduza uma discussão em sala de aula sobre...
• Crie um programa de entrevistas de rádio sobre...
• Escreva uma comunicação, um folheto ou um dicionário sobre...
• Invente slogans para...
• Faça uma gravação em áudio de...
• Conduza uma entrevista de... sobre...
• Escreva uma carta para... sobre...
• Use a tecnologia para escrever...
MENU LÓGICO-MATEMÁTICO
• Crie problemas narrados para...
• Traduza... em uma fórmula matemática...
• Crie uma linha de tempo do...
• Planeje e conduza uma experiência sobre...
• Faça um jogo estratégico que...
• Crie silogismos para demonstrar...
• Crie analogias para explicar...
• Use... habilidades de pensamento para...
• Crie um código para...
• Categorize fatos sobre...
• Descreva padrões ou simetria em...
• Selecione e use tecnologia para...
MENU CINESTÉSICO
• Represente ou simule...
• Crie um movimento ou uma seqüência de movimentos para explicar...
• Coreografe uma dança de...
• Invente um jogo de tabuleiro ou de chão de...
• Faca cartões de tarefa ou de quebra-cabeça para...
• Crie ou construa um...
• Planeje e faça uma pesquisa de campo que...
. Use as qualidades de uma pessoa fisicamente treinada para demonstrar...
• Crie uma "caça ao tesouro" para...
• Faça um modelo de...
• Use materiais práticos para...
• Reúna e apresente canções sobre...
• Escreva um novo final para uma canção ou composição musical para que ela
explique...
• Crie uma colagem musical para descrever...
• Use a tecnologia musical para...
MENU INTERPESSOAL
• Conduza uma reunião para tratar...
• Com um parceiro, use "a resolução de problemas em voz alta" para...
• Represente as perspectivas múltiplas sobre...
• Organize ou participe de um grupo para...
• Use intencionalmente as habilidades sociais para aprender sobre...
• Participe de um projeto de serviço para...
• Ensine a alguém mais sobre...
• Com um pequeno grupo, planeje cooperativamente regras ou
procedimentos para realizar...
• Ajude a resolver um problema local ou global...
• Pratique dar e receber ajuda sobre...
• Usando uma de suas capacidades, assuma um papel em um grupo para
realizar...
MENU VISUAL- ESPACIAL
• Faça uma tabela, um mapa, agrupamento ou um gráfico para...
• Crie uma apresentação de slides, videoteipe ou álbum de fotos de...
• Projete um cartaz, quadro de avisos ou mural de...
• Use um sistema de memória para aprender...
• Crie trabalhos artísticos que...
• Desenvolva desenhos arquitetônicos que...
• Faça anúncios para...
• Varie o tamanho e a forma de...
• Use código de cores para...
• Invente um jogo de tabuleiro ou de cartas para demonstrar...
• Ilustre, desenhe, pinte, esboce, esculpa ou construa...
• Use o projetor para ensinar...
• Use tecnologia para...
MENU MUSICAL
• Faça uma apresentação com acompanhamento musical adequado sobre...
• Escreva letra de música para...
• Cante um rap ou canção que explique...
• Indique os padrões rítmicos em...
• Explique como a letra de uma canção se relaciona com...
• Explique como a música de uma canção e semelhante a...
• Apresente uma aula musical curta sobre...
• Faça um instrumento e use-o para demonstrar...
• Use a música para melhorar a aprendizagem de...
MENU INTRAPESSOAL
Descreva qualidades que você possui que irão ajudá-lo a realizar com
sucesso...
• Crie uma analogia pessoal para...
• Estabeleça e persiga um objetivo para...
• Descreva como se sente sobre...
• Explique sua filosofia pessoal sobre...
• Descreva um de seus valores pessoais sobre...
• Use a aprendizagem autodirigida para...
• Escreva um tópico de diário sobre...
• Explique o propósito que você persegue em estudar...
• Conduza um projeto de sua escolha sobre...
• Receba ajuda de outra pessoa em seus esforços para...
• Avalie seu trabalho em...
• Use a tecnologia para...
MENU NATURALISTA
• Colete e categorize dados...
• Mantenha um registro de observações sobre...
• Compare fenômenos climáticos com ...
• Invente categorias para...
• Explique como uma espécie de planta ou animal se assemelha a...
• Faça uma taxonomia de...
• Use binóculos, microscópios, lentes, telescópios para...
• Identifique os relacionamentos entre...
• Cuide de plantas e animais para aprender sobre...
• Descreva os ciclos ou padrões de...
• Especifique as características de...
• Participe de um passeio ao ar livre no(a)...
• Use a tecnologia para...
Fonte: http://www.portal.educacao.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-educar/educacao-especial-sala-maria-tereza-mantoan/ARTIGOS/Estilos-de-aprendizagem-e-inteligencias-multiplas.pdf
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