quarta-feira, 16 de maio de 2012

I Seminário "Escrita Docente e Discente"



I Seminário “Escrita Docente e Discente” será realizado entre 09 e 11 de julho de 2012, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, no campus da Praia Vermelha e reunirá pesquisadores de várias instituições: UFRJ, UFF, USP e UNICAMP, UNESP, UCpel, UERN, contando, ainda, com a participação de uma convidada especial, professora doutora Theresa Lillis, da Open University, de Londres.
Reunir-se-ão pesquisadores que se têm voltado para o tema da escrita escolar, focalizando-se especificamente na escrita de alunos e de professores e suas articulações a serem destacadas. O Seminário se propõe a investigar o sentido e as contribuições das pesquisas em Educação e Linguagem que vêm produzindo estudos sobre a escrita escolar, considerando as relações constitutivas entre as identidades docentes e discentes nas pesquisas sobre escrita.
Discutir-se-ão contextos de pesquisa, fundamentações teóricas relevantes, metodologias de ensino e de pesquisa adequadas aos estudos das escritas docente e discente com o intuito de fomentar o diálogo entre grupos de pesquisa de diversas Instituições de Ensino Superior nacionais e de uma instituição internacionale contribuir ainda mais para que as elaborações científicas possam propiciar mudanças nas dinâmicas escolares de prática de ensino de língua escrita.

A convidada internacional, Professora Theresa Lillis, da Open University (Reino Unido), apresentará uma Conferência Oficina, para abrir os trabalhos. Os coordenadores de pesquisas apresentarão seus trabalhos em diferentes mesas, seguidos de seus orientandos. Os pesquisadores convidados são:

Adriana Fischer (UCPEL);
Cecilia Goulart (UFF);
Emerson de Pietri (USP);
Fabiana Komesu (UNESP);
Lourenço Chacon (UNESP);
Luiz André Neves de Brito (UERN) e
Sanderleia Roberta Longhin-Thomazi (UNESP)

além dos três organizadores,

Ludmila Thomé de Andrade (UFRJ),
Manoel L. G. Corrêa (USP) e
Raquel Salek Fiad (UNICAMP)

Cada um dos convidados indicará dois orientandos para apresentarem suas pesquisas, integrando mesas-redondas sobre temas específicos inerentes aos estudos de escrita docente e discente e percorrendo as dimensões da pesquisa: problema/tema, fundamentações teóricas possíveis na atualidade, metodologias em vigor e resultados e devoluções desejáveis.

Público-alvo: Professores interessados em questões de pesquisa sobre a escrita escolar, pesquisadores em formação de mestrado ou doutorado, especialistas em alfabetização, leitura e escrita, interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre a língua escrita, sua aquisição e produção, sobretudo em contextos escolares, universitários e profissionais.

O evento é aberto e gratuito, mas mediante inscrições, porém com ATENÇÃO: para beneficiar a qualidade das discussões e diálogos, o número de vagas é limitado.


Os organizadores,

LUDMILA THOMÉ DE ANDRADE
Faculdade de Educação UFRJ


MANOEL L. G. CORRÊA
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP


RAQUEL SALEK FIAD
Linguística Aplicada
I.E.L.
UNICAMP










Nenhum comentário:

Postar um comentário