sábado, 14 de setembro de 2013

VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: a educação do (a) trabalhador (a).



Estimados (as) companheiros (as), colegas de jornada, desde já sejam muito bem vindos a cidade de Rio Grande. É com imensa satisfação que convidamos a todos para integrar com sua participação o VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: a educação do (a) trabalhador (a).
            Conforme Freire (2005) em sua Pedagogia do Oprimido

Não há diálogo, porém, se não há um profundo amor ao mundo e aos homens. (...) O amor é também diálogo... Amor é compromisso com os homens e não uma relação de dominação (...). Somente rompendo a supressão é possível restaurar o amor. (...) Se não amo o mundo, se não amo a vida, se não amo os homens, não é possível o diálogo.

Com Freire aprendemos que o diálogo é o instrumento mais eficaz para a democratização dos saberes, para a resolução de conflitos e a interação entre os povos. É com o intuito de estabelecer o verdadeiro exercício dialógico e poder garantir o dizer a palavra que esse encontro se propõe a discutir a temática geradora da Educação do (a) Trabalhador (a) e suas múltiplas interfaces em diferentes contextos. No caso do Município de Rio Grande e região elegemos três segmentos representativos da classe trabalhadora: Pesca Artesanal, Educador (a) de Escola Pública e trabalhador (a) do Pólo Naval. No entanto, como a proposta é dialogarmos, convidamos você, em seu contexto a trazer para essa conversa - a partir de sua vivência e reflexões - a sua colaboração nesse debate tendo como elemento “suleador” a concepção de educação e sociedade de Paulo Freire, um homem que soube viver com coerência os anseios de seu tempo colocando-se a favor da superação das mazelas humanas.
            Dessa forma, os trabalhos serão selecionados por temáticas em que Freire aparece como partícipe nesse processo formativo e permanente. E como já ocorreu em encontros anteriores a seleção não será realizada pelos tradicionais eixos temáticos.
            Resultado de um esforço coletivo, nessa edição - além das instituições tradicionais que integram esse evento itinerante, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – comemoramos as novas parcerias com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, através da sua Pró-reitoria de Ensino e do Campus de Rio Grande (IFRS), Secretaria de Municipio da Educação (SMED), 18ª Coordenadoria Estadual da Educação (CRE) que se unem nessa atividade solidária a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) que por meio do Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior (PAIETS) do Instituto de Educação (IE), a Pró-Reitoria de Graduação através do Programa de Formação Continuada na Área Pedagógica (PROFOCAP) e Coletivo Macanudos para tornar exitosa a organização deste espaço de diálogos. Também contamos com o amplo apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura para a realização desse evento. Convém ressaltar que este é o tipo de evento em que nos aproximamos pelos laços afetivos, pedagógicos e pelo horizonte comum de que nos educamos enquanto convivemos.
            Desse modo, somente a partir dessa perspectiva solidária e crítica é que conseguimos a vinda do Professor Dr. Miguel Arroyo para o diálogo de abertura do nosso evento. Assim esperamos vocês em Rio Grande nos dias 06 e 07 de dezembro para dois dias de intensos diálogos e de aprendizagens. Na ocasião também teremos o lançamento do livro Educação Popular e a Pedagogia da Contra Marcha: uma homenagem a Gomercindo Ghiggi. Eis aí mais um motivo para nosso reencontro.
Dessa forma a comissão organizadora reforça o convite e aguarda a sua presença aqui em nosso litoral sul. Sejam todos e todas muito bem vindos a Rio Grande!

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