terça-feira, 20 de outubro de 2015

COMO APRESENTAR UM DISCURSO

Técnica de Leitura

De todos os tipos de apresentação de discurso, é o mais difícil e complexo é a leitura. Raras vezes encontramos uma pessoa que saiba ler bem em público. É tão comum observarmos oradores lendo mal que os ouvintes, em virtude de experiências negativas, tendem a se desinteressar pela apresentação antes mesmo da leitura do discurso, tornando-se alheios e até resistentes quando notam as folhas de papel nas mãos daqueles que lhes dirigirão a palavra.
O jornalista Heródoto Barbeiro conta que, certa vez, quando o ex-governador de São Paulo Adhemar Barros, visitava uma pequena cidade do interior do estado, ao notar que o prefeito local preparava-se para ler uma saudação não se conteve e, retirando rapidamente as folhas das mãos do assustado orador, disse-lhe que não precisava se dar ao trabalho, porque gostaria de ler o discurso com calma, no aconchego do lar.
Uma boa leitura exigirá, então, muita técnica e treinamento. Vamos a alguns  aspectos importantes para alcançarmos a eficiência e excelência na técnica de apresentação com  leitura.

v  Muitos oradores não olham ou olham de forma inadequada para os ouvintes durante a leitura. Alguns não tiram os olhos do discurso, dando a impressão que conversam com o papel, e não com os presentes; outros olham tão rapidamente que parece apenas que querem certificar-se de que as pessoas ainda estão lá; há ainda aqueles que só levantam os olhos de maneira rápida, sem olhar para ninguém, como se estivesse orando ou preocupado com o teto.
v  Você não precisa ter a preocupação de olhar para os ouvintes a cada palavras, mas deve ter comunicação visual com eles especialmente durante as pausas mais prolongadas e no final de frases.
v  Procure olhar para ou ouvintes ao dizer as duas ou três últimas palavras de cada frase ou as que precedem as pausas mais expressivas.
v  Se você posicionar o papel na altura da parte superior do peito, será mais fácil manter o contato visual com os ouvintes. Se posicionados mais abaixo, na altura da cintura, o tempo e o esforço para olhar serão maiores. Se precisar afastar o papel para enxergá-lo, prefira levá-lo para frente do corpo, não para baixo.
v  Ao escrever o discurso que será pronunciado, use os dois terços superiores da página, pois facilitará o contato visual.
v  Depois de olhar para os ouvintes, volte ao texto com calma, sem precipitações. Agindo de maneira tranquila poderá dar mais expressividade à mensagem.
v  Para não se perder enquanto olha a platéia, habitue-se a marcar a linha de leitura usando o dedo polegar.
v  Para mudar a posição do dedo polegar de uma linha para a outra, segure o papel com as duas mãos.
v  Distribua o contato visual olhando na direção da platéia, ora para à esquerda ora à direita. Assim as pessoas se sentirão prestigiadas, incluídas.
v  Se ao olhar para a platéia perceber algum tipo de resistência ou contrariedade das pessoas, não mude o discurso, preparado e ensaiado, diante do público. Mude a interpretação e busque um “lugar amigável”.
v  Quanto à postura: Ao falar em pé segure o papel na parte superior do peito. Ao falar sentado, se estiver atrás de uma mesa, levante um pouco a parte superior do papel para facilitar a leitura e a movimentação do corpo. Caso não haja mesa, segure o papel como se estivesse em pé. Ao falar no microfone evite segurá-lo, pois pode atrapalhar. Caso não haja pedestal, peça para alguém segurar para você. Posicione o microfone um pouco abaixo do queixo.
v  Na apresentação os gestos devem ser moderados e feitos, principalmente, para indicar as mensagens significativas.
v  Evite movimentar os braços em círculos, e não leve suas mãos a partes do corpo para as quais não se deseja atenção (braguilha das calças, barriga, seios etc.).
v  Procure não ficar mudando os papeis de mão e no início segure-os com as duas mãos.
Boa Apresentação!

Fonte: http://culturadetravesseiro.blogspot.com.br/2015/10/como-apresentar-um-discurso.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+CulturaDeTravesseiro+(Cultura+de+Travesseiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário