quinta-feira, 22 de junho de 2017

CONFLITOS NO AMBIENTE ESCOLAR: DÁ PARA EVITAR ESSA CONFUSÃO?

Conflitos no ambiente escolar: dá para evitar?   


     Resultado de imagem para conflitos escolares


                        O ambiente escolar que desejamos é aquele ambiente harmonioso, onde o respeito e a dedicação da parte de todos impera, um ambiente que tenha uma comunidade escolar cooperativa. Mas, diariamente, não conseguimos encontrar essa situação. O que encontramos muitas vezes são desentendimentos entre os alunos, desencadeados por motivos, avaliados por nós educadores, insignificantes, como um olhar diferente, uma palavra mal colocada, atitudes impensadas, desequilibrando emocionalmente a todos, criando em muitos, sentimentos de inferioridade. E aí vem a questão: como lidar com isso? Como parte desse contexto, não temos exatamente a fórmula mágica, pois acreditamos que ela talvez nem exista, mas a equipe escolar sempre tem que estar atenta para saber avaliar o que realmente aquele “conflito” pode dizer, tem que ser imparcial, procurar ter equilíbrio emocional.
                        Muitas vezes o que para nós parece não ser nada, para os alunos envolvidos na situação, pode ser algo realmente significativo, importante. Os desentendimentos são, com certeza, inevitáveis, mas trabalhar uma cultura de paz e harmonia pode ser o melhor caminho. Primeiro não podemos esquecer que cada um tem o seu papel no ambiente escolar e que todos são importantes. Agir coletivamente para resolver conflitos facilita o entendimento por parte da equipe escolar e dos alunos. Manter relações de paz entre os grupos, sempre pautadas no respeito. Fortalecer as relações interpessoais não deixa de ser um bom caminho e o que mais acredito que possa ser válido nesse momento é o “saber ouvir”. Muitos problemas sociais enfrentados pelos alunos fora do ambiente escolar pode ser o grande motivo de tal comportamento dentro da escola, esse aluno pode ter muito a dizer.
                    Pensar uma construção conjunta de soluções pode fazer com que avaliem suas ações e repensem suas atitudes, descobrindo meios para resolver os problemas, procurando manter a ética, a postura , o equilíbrio . Ouvir, avaliar, repensar e envolver todos nessa missão, criando o hábito de dialogar, gerando perspectiva de soluções pois,  quando os envolvidos no conflito participam da construção de ações possíveis de soluções, com certeza, essa missão estará fadada ao sucesso. O que todos desejamos é a melhoria do relacionamento social escolar, a construção de valores, o espaço escolar sendo usado como palco de socialização, gerando qualidade de trabalho, aprendizagem significativa, amizades indestrutíveis, fazendo valer o papel desempenhado por todos  e consequentemente, sucesso .

Fonte: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1974229

Nenhum comentário:

Postar um comentário