sexta-feira, 12 de abril de 2013

Usando filmes nas aulas de Arte



Angela Maria Rosseto Sencio*

Gostei muito do livro Usando filmes nas aulas de Arte (organizado por Jurema L. F. Sampaio), por ser uma leitura agradável e que amplia os horizontes do leitor sobre o trabalho com filmes não só nas aulas de Arte, mas em todas as disciplinas, como também para o coordenador pedagógico enquanto orientador de um grupo.

A maneira como os filmes foram abordados neste livro estimula o desejo de assisti-los novamente, olhar sob novas óticas, enxergar aquilo que os autores enxergaram e que me passou despercebido.

Os autores foram brilhantes em suas interpretações, em suas colocações sobre as possibilidades de trabalhos com os filmes abordados e, acho que foram além, propiciaram ao leitor uma infinidade de possibilidades para se explorar o filme enquanto recurso que permite trabalhar questões extremamente delicadas dentro do universo escolar, como: diferenças sociais, orientação sexual, questões raciais, dentre outras.

Chamaram a atenção para a importância da relação entre o filme e o público, relação esta que permite ao público conhecer novas realidades, comparar situações distintas, entrar em contato com culturas diversas, se emocionar, se divertir, se sensibilizar, criticar, mudar de opinião, rever seus conceitos sobre os mais variados assuntos.

Usando filmes nas aulas de Arte, é um material riquíssimo, digno de ser discutido em reuniões pedagógicas, pois antes de levar um filme para a sala de aula, é necessário que primeiramente os professores conheçam e compreendam o potencial desse recurso audiovisual, vivenciem o leque de possibilidades explícitas e implícitas que este recurso oferece.


Fonte: http://blog.midiaseducacao.com/2013/04/resenha-usando-filmes-nas-aulas-de-arte.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário