quarta-feira, 2 de outubro de 2013

5ª JIOP & 1º CONAELE

5ª Jornada Interartes Outras Palavras
&
1º Congresso Nacional
de Educação Ambiental, Literatura e Ecocrítica
 
 
Obra: Violeta passeia entre amarelos
Artista: donLeal
 
 
 
Na atualidade, a questão ambiental constitui o maior desafio a ser enfrentado por todos os governos, pois a falência da ideia de que a natureza nos proporciona recursos gratuitos e infinitos resultou na crise da principal ideia que norteou a modernidade: a crise na crença do progresso ad infinitum. E para o enfrentamento deste problema, mais do que nunca se torna necessário um esforço coletivo e integrado de todas as ciências, o que leva à necessidade de uma prática inter, multi ou transdisciplinar, o que já vem acontecendo – exemplo disto é o Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da USP (Procam), composto por profissionais das mais diversas áreas (oceanografia, administração, ciências biológicas, sociológicas etc.). É pensando nesta perspectiva que o Projeto Outras Palavras, sempre comprometido com a inovação das práticas culturais e científicas no meio acadêmico, propõe o 1º CONAELE juntamente com a 5ª JIOP. Desta forma, pretendemos:
 
1-    promover um evento interdisciplinar integrando as áreas de literatura, educação ambiental e bioética;
2-    articular os diferentes saberes da literatura, da ecologia crítica, da filosofia, do direito e dos estudos culturais;
3-    discutir problemas ambientais tanto em âmbito global quanto local;
4-    interagir com públicos de diversos campos de conhecimento;
5-    promover a cidadania através da divulgação dos debates sobre a crise ambiental e a necessidade de novos valores existências para o enfrentamento da mesma;
6-    aproximar profissionais de diferentes locais e áreas visando o futuro desenvolvimento de pesquisas e ações articuladas no campo da educação ambiental e da ecocrítica.
 
 
Organização do evento
 
 
Em sua metodologia, o evento contemplará:

a)  2 (duas) conferências.
b)  2 (duas) mesas-redondas.
c)  Simpósios.
d)  2 (duas) palestras.
e)  Oficinas e minicursos.

f)   Sarau Outras Palavras. 

  
Os simpósios serão temáticos e coordenados por pesquisadores doutores. Eles constituem espaços para apresentação de comunicações com os resultados finais ou parciais de pesquisas desenvolvidas nas áreas definidas por cada coordenador, que receberá e selecionará as propostas de comunicação que lhe forem enviadas. Posteriormente ao aceite, ele receberá os artigos completos e os encaminhará, após análise e parecer positivo, para a coordenação do evento, que se encarregará da publicação dos mesmos.

O Sarau Outras Palavras (local e data a serem definidos) será um evento com música e espaço para leitura de poemas, exposição de fotografias e lançamento e/ou venda de livros.
 
 
Sobre a publicação dos resultados
 
 
Pretende-se publicar os textos resultantes das atividades do evento da seguinte forma: 
 
a)    Anais: Os trabalhos apresentados durantes os simpósios e os textos da conferência e mesas-redondas serão publicados nos anais do evento.
b)   Revista JIOP: Oito textos serão selecionados para publicação de um dossiê sobre o tema literatura, meio ambiente e ecocríticas no 4º número da Revista JIOP (ISSN 2176604-5), a sair ainda no corrente ano.
c)    E-book: Os textos dos convidados (conferencistas e debatedores) e os melhores artigos serão reunidos para futura edição de um e-book sobre literatura, ecocríticas e educação ambiental.
 


ATENÇÃO PARTICIPANTES COM COMUNICAÇÃO
 
OS ARTIGOS DOS COMUNICADORES DEVEM SER ENVIADOS POR E-MAIL AOS COORDENADORES DO SIMPÓSIO ANTES DO EVENTO OU DEVEM SER ENTREGUES GRAVADOS EM CD  E IMPRESSOS EM PAPEL A4 NO MOMENTO DA APRESENTAÇÃO DA COMUNICAÇÃO.

OS COMUNICADORES DEVEM ENTRAR EM CONTATO (ENVIAR RESUMO DE COMUNICAÇÃO) AOS COORDENADORES DO SIMPÓSIO DE SEU INTERESSE
ATÉ
27 DE SETEMBRO

ATENÇÃO PARTICIPANTES OUVINTES

AQUELES QUE FOREM PARTICIPAR COMO OUVINTES DEVEM FAZER SUA
INSCRIÇÃO ATÉ
11 DE OUTUBRO

ATENÇÃO:
GUARDEM O RECIBO BANCÁRIO DO PAGAMENTO DE INSCRIÇÃO
PARA APRESENTAR NA RETIRADA DO MATERIAL DO EVENTO.


O CERTIFICADO DO EVENTO SERÁ DE: 

34 HORAS - sem participação no V Sarau Outras Palavras

ou 

40 HORAS - com participação no V Sarau Outras Palavras, que será por adesão (R$ 5,00) a ser feita com os monitores durante o congresso. 

Para fazer sua inscrição, acesse: 
http://conaele2013.blogspot.com.br/2013/05/inscricoes.html
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário