sexta-feira, 1 de outubro de 2010

PRODUÇÃO TEXTUAL NA UNIVERSIDADE


Livro de Désirée Motta-Roth e Graciela Rabuske Hendges

No sistema universitário brasileiro, a política de financiamento de bolsas de iniciação científica, de bolsas de pós-graduação e de projetos de pesquisa se baseia no conhecido ditado "Publique ou suma!" das universidades americanas. Essa pressão para escrever e publicar tem levado alunos, professores e pesquisadores universitários a um esforço concentrado na elaboração de textos de qualidade na forma de artigos para periódicos acadêmicos e livros para editoras como meio de assegurar espaço profissional. Desse modo, na cultura acadêmica, a produtividade intelectual é medida pela produtividade na publicação. Este livro, portanto, tem por objetivo trazer informações sobre a prática acadêmica de publicação, enfocando os gêneros discursivos mais comumente adotados no contexto universitário.

Muitos títulos sugestivos como Redação técnica, Como escrever textos ou Como fazer uma monografia são publicados no Brasil. No entanto, a abordagem de Produção textual na universidade tende a se concentrar não apenas na forma dos textos, mas também no seu conteúdo e na retórica (nos efeitos que se pretende causar no leitor).

Este livro adota a abordagem sociointeracionista do letramento científico e se concentra no desenvolvimento de competências escritas do aluno para interagir com o mundo na posição de escritor e leitor de textos científicos. Sua pedagogia está focada no uso da linguagem para determinada "ação acadêmica" de avaliar, relatar ou descrever informações e dados gerados em pesquisa, para influenciar o leitor e, consequentemente, a prática acadê­mica subsequente de pesquisa e de publicação em nível científico-acadêmico.

Sumário

Nota do Editor
Apresentação
1 Publique ou Pereça
2 Resenha
3 Projeto de pesquisa
4 Artigo acadêmico: introdução
5 Artigo acadêmico: revisão da literatura
6 Artigo acadêmico: metodologia
7 Artigo acadêmico: análise e discussão dos resultados
8 Abstract/Resumo acadêmico
Referências dos exemplos
Bibliografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário