domingo, 22 de janeiro de 2012

Na era da internet o poder é de quem compartilha a informação


Sempre houve uma relação entre a informação e o poder. Não tenho a menor dúvida disso. O maior patrimônio do jornalista é a informação. Quem sai na frente e divulga o fato antes de todos tem o poder. Informação é, portanto, poder. Porém, eis que chega a tal da internet e acaba como toda essa história. Eis que surgem portais noticiosos que brigam de foice todo santo dia para ver qual dará em primeira mão a notícia que vai mudar o seu dia.

Não vou nem entrar no mérito do online versus offline e tentar descobrir quem veio primeiro, o ovo ou a galinha, ou melhor, quem vai morrer primeiro, os jornais ou os portais. O fato é que, com a internet, foi-se o tempo em que informação era poder. É claro que sair na frente é importante para qualquer veículo de comunicação.

Entretanto, hoje mais importante do que sair na frente é informar de forma clara, objetiva e com a maior riqueza de detalhes possível. Vídeos, podcasts, infográficos etc. Na era da internet, a informação deve ser completa e exige a utilização de vários elementos para atender a todos os públicos de qualquer classe social. Afinal, a internet é plural.

Há pouco tempo, quem investia na assinatura de um jornal ou mesmo de uma revista semanal era um grande formador de opinião. Hoje, lamento dizer que este mesmo leitor está desperdiçando seu dinheiro. Não é porque o jornal vai acabar e blá, blá, blá. A equação, meus caros, é muito simples. Se antes detinha o poder quem era o dono da informação, hoje, tem o poder quem compartilha a informação. Os veículos online, que ainda insistem no modelo de conteúdo restrito a assinantes, estão fadados à morte. A receita virá da publicidade e não das assinaturas.

Vou citar como exemplo uma prática muito comum que tenho feito ultimamente. Quando vejo uma notícia no jornal impresso que me interessa, vou procurá-la na versão online do mesmo jornal para compartilhar com meus contatos. Quando o conteúdo não está disponível, jogo o título da reportagem no Google e... surpresa! O resultado da busca mostra, no mínimo, cinco blogs que já colaram a notícia na íntegra. Provavelmente os donos destes blogs são também assinantes das versões online ou, ainda, empresas de clipping que têm acesso a área reservada a assinantes e disponibilizam o conteúdo para os bilhões de usuários da Internet.

A realidade é uma só. Vivemos a era do compartilhamento. Quem segura a informação e busca exclusividade vai perder cada vez mais terreno, audiência, leitores e, consequentemente, receita publicitária. Em contrapartida, quem valorizar o acesso gratuito ao conteúdo passará a deter o real poder da informação.

Artigo enviado pelo leitor Ricardo Augusto Lombardi, jornalista e coordenador de projeto do portal

Fonte: http://www.blogmidia8.com/2011/07/na-era-da-internet-o-poder-e-de-quem.html

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