domingo, 22 de janeiro de 2012

O conhecimento humano é um direito de todos #StopSopa


Por Cleyton Carlos Torres

Ninguém é utópico o bastante para crer que a internet é totalmente livre, sem restrições ou cerceamentos. A web é fiscalizada o tempo todo. Grande parte da "polícia de plantão" faz parte do time dos bacanas. Google, Facebook e outros sites descolados da chamada web 2.0 são os principais responsáveis por "selecionar" aquilo que você lê, escuta, assiste e busca.

Logicamente que essa tarefa funciona mais como uma rota para o usuário. Alguns percebem, outros não. São responsáveis pelas "bolhas de filtros", onde parte entra e parte dai da sua esfera digital pessoal. O ativista digital Eli Pariser, autor do livro The filter bubble, aborda como as principais empresas da web querem entregar um conteúdo cada vez mais customizado para os usuários, mas que por tabela acabam causando uma miopia generalizada.

Deixando radicalismos de lado, corre no Congresso americano um projeto de lei que pode mudar para sempre a curta história da web. A SOPA, sigla em inglês para Stop Online Piracy Act, visa combater a prática da pirataria, mas em troca vai causar um sufocamento nunca antes visto nos usuários. Portais poderão sair do ar sem ordem judicial e internautas poderão ser presos.

A Wikipedia, em protesto ao projeto de lei, usa a frase "imagine um mundo sem conhecimento livre" estampada em seu portal. Google, Facebook e Twitter não aderiram ao movimento do blecaute, que desligaria por 24 horas seus serviços. Quem está certo e quem está errado? Independentemente da sua resposta, quem sofre é o usuário.

Se aprovada, a lei tem tudo para mudar como enxergamos a web 2.0 em todo o planeta, já que as maiores empresas da internet são americanas, assim como os principais estúdios, grandes ativistas da lei. Porém desligar os serviços é uma ótima maneira de chamar a atenção do mundo, mas peca no quesito compromisso com a sociedade. Que culpa nós temos? A briga é de gigantes, mas quem paga são os pequenos.

Fonte: http://www.blogmidia8.com/2012/01/o-conhecimento-humano-e-um-direito-de.html#.Txm-jwG-G0Y.facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário