quarta-feira, 8 de maio de 2013

Rede de Comunicação, Educação e Participação - Rede CEP


Rede de Comunicação, Educação e Participação - Rede CEP - foi constituída em setembro de 2004 e hoje reúne dez organizações, um centro de pesquisa e dois colaboradores com vasta experiência nas áreas de Comunicação, Educação e Participação (a chamada educomunicação).

O objetivo do trabalho em rede é promover, qualificar e disseminar as metodologias das organizações, como forma de influenciar a sua adoção por políticas públicas dirigidas, prioritariamente, a crianças e jovens de todo o Brasil.

Rede CEP acredita que as escolas públicas brasileiras devem oferecer oportunidade para que todas as crianças, adolescentes e jovens participem da produção de mídia, tendo como foco a transformação pessoal e social e como conseqüência a elevação do nível de consciência e participação dos cidadãos no controle social dos meios de comunicação.

Objetivos Específicos da Rede CEP

  • Aprofundar e disseminar conceitos e metodologias de comunicação, educação e participação.
  • Colocar o tema na agenda das políticas sociais no país.
  • Influenciar espaços e atores responsáveis pela formulação, implantação e controle de políticas públicas, principalmente na área da educação.
  • Fortalecer as práticas e as articulações entre os integrantes da Rede.

Princípios

Rede CEP orienta-se por princípios compartilhados por todos os seus integrantes.
  • A garantia dos direitos humanos, o desenvolvimento sustentável e a inclusão social são desafios fundamentais para a construção de um Brasil mais forte e mais justo.
  • Tais desafios só se tornarão viáveis se a população brasileira tiver acesso a um sistema educacional de qualidade, que amplie o seu nível de compreensão e participação em relação a essas questões e permita a sua plena inserção na sociedade.
  • Metodologias que promovem o acesso, a produção e a veiculação de comunicação por professores e alunos melhoram a qualidade do ensino, principalmente nas direções acima mencionadas.
  • Para tanto, alguns valores são inalienáveis a essas metodologias, entre eles: visão do ser humano como sujeito de direitos, respeito às diferenças, autonomia e participação.
Crianças, adolescentes e jovens são prioridade absoluta.


Publicações da CEP

EDUCOMUNICAR
Comunicação, Educação e Participação no desenvolvimento 
de uma educação pública de qualidade
 

FotoA Rede CEP, com apoio do Instituto C&A e do Unicef, acaba de lançar a publicação “EducomunicarComunicação, Educação e Participação no desenvolvimento de uma educação pública de qualidade”. Trata-se de uma coletânea de relatos de experiências das organizações da rede, e dos desafios que elas encontram para sensibilizar o poder público da importância da comunicação, educação e participação na construção de políticas.
O download de “EducomunicarComunicação, Educação e Participação no desenvolvimento de uma educação pública de qualidade”, destinado a gestores, educadores e interessados na educomunicação em geral, é gratuito.
Baixe aqui (Arquivo PDF de 1,76 MB)


MÍDIA E ESCOLA 
Perspectivas para Políticas Públicas

FotoLivro lançado pelo Unicef e Rede CEP (por Fernando Rossetti, com a colaboração de Alexandre Le Voci Sayad e Patrícia Vasconcellos) que analisa as principais experiências que envolvem Comunicação, Educação e Participação do Brasil, além de jogar a semente inicial para a articulação da Rede CEP.

À época, foi distribuído nominalmente a mais de 3 mil Secretários Municipais de Educação. Não há mais exemplares impressos disponíveis para distribuição.

Clique aqui para fazer download (Arquivo PDF de 3,29 MB)



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