A Rede de Comunicação, Educação e Participação - Rede CEP - foi constituída em setembro de 2004 e hoje reúne dez organizações, um centro de pesquisa e dois colaboradores com vasta experiência nas áreas de Comunicação, Educação e Participação (a chamada educomunicação).
O objetivo do trabalho em rede é promover, qualificar e disseminar as metodologias das organizações, como forma de influenciar a sua adoção por políticas públicas dirigidas, prioritariamente, a crianças e jovens de todo o Brasil.
A Rede CEP acredita que as escolas públicas brasileiras devem oferecer oportunidade para que todas as crianças, adolescentes e jovens participem da produção de mídia, tendo como foco a transformação pessoal e social e como conseqüência a elevação do nível de consciência e participação dos cidadãos no controle social dos meios de comunicação.
Objetivos Específicos da Rede CEP
- Aprofundar e disseminar conceitos e metodologias de comunicação, educação e participação.
- Colocar o tema na agenda das políticas sociais no país.
- Influenciar espaços e atores responsáveis pela formulação, implantação e controle de políticas públicas, principalmente na área da educação.
- Fortalecer as práticas e as articulações entre os integrantes da Rede.
Princípios
A Rede CEP orienta-se por princípios compartilhados por todos os seus integrantes.
- A garantia dos direitos humanos, o desenvolvimento sustentável e a inclusão social são desafios fundamentais para a construção de um Brasil mais forte e mais justo.
- Tais desafios só se tornarão viáveis se a população brasileira tiver acesso a um sistema educacional de qualidade, que amplie o seu nível de compreensão e participação em relação a essas questões e permita a sua plena inserção na sociedade.
- Metodologias que promovem o acesso, a produção e a veiculação de comunicação por professores e alunos melhoram a qualidade do ensino, principalmente nas direções acima mencionadas.
- Para tanto, alguns valores são inalienáveis a essas metodologias, entre eles: visão do ser humano como sujeito de direitos, respeito às diferenças, autonomia e participação.
Crianças, adolescentes e jovens são prioridade absoluta.
Publicações da CEP
EDUCOMUNICAR
Comunicação, Educação e Participação no desenvolvimento
de uma educação pública de qualidade
Comunicação, Educação e Participação no desenvolvimento
de uma educação pública de qualidade
A Rede CEP, com apoio do Instituto C&A e do Unicef, acaba de lançar a publicação “Educomunicar: Comunicação, Educação e Participação no desenvolvimento de uma educação pública de qualidade”. Trata-se de uma coletânea de relatos de experiências das organizações da rede, e dos desafios que elas encontram para sensibilizar o poder público da importância da comunicação, educação e participação na construção de políticas.
O download de “Educomunicar: Comunicação, Educação e Participação no desenvolvimento de uma educação pública de qualidade”, destinado a gestores, educadores e interessados na educomunicação em geral, é gratuito.
Baixe aqui (Arquivo PDF de 1,76 MB)
MÍDIA E ESCOLA
Perspectivas para Políticas Públicas
Livro lançado pelo Unicef e Rede CEP (por Fernando Rossetti, com a colaboração de Alexandre Le Voci Sayad e Patrícia Vasconcellos) que analisa as principais experiências que envolvem Comunicação, Educação e Participação do Brasil, além de jogar a semente inicial para a articulação da Rede CEP.
À época, foi distribuído nominalmente a mais de 3 mil Secretários Municipais de Educação. Não há mais exemplares impressos disponíveis para distribuição.
Clique aqui para fazer download (Arquivo PDF de 3,29 MB)
Nenhum comentário:
Postar um comentário