Fazer do aluno um autor é a atitude a ser praticada em
sala de aula, e também fora dela por parte dos educadores, pois quando praticamos fica mais simples orientar e mediar o trabalho dos alunos.
As atividades mecânicas de cópia e respostas prontas nos
livros e textos devem ser substituídas por desafios que instiguem as turmas à pesquisa e consequente produção
O aluno, num processo de aprendizagem, assume papel de
aprendiz ativo e participante (não mais passivo e repetidor),
de sujeito de ações que o levam a aprender e a mudar seu
comportamento. Essas ações, ele as realiza sozinho (auto
-aprendizagem), com o professor e com os seus colegas
interaprendizagem). Busca-se uma mudança de mentalidade
e de atitude por parte do aluno: que ele trabalhe individual
mente para aprender, para colaborar com a aprendizagem dos
demais colegas, com o grupo, e que ele veja o grupo, os
colegas e o professor como parceiros idôneos, dispostos a
colaborar com sua aprendizagem. (MASSETO, 2000, p.141)
Sendo assim a mudança deve partir do educador, passando a ser um
mediador pedagógico do conhecimento, enxergando no aluno mais
possibilidades do que apenas ouvir e copiar, pois isso limita seu
desenvolvimento e senso crítico. A cópia nada mais é do que um ato
mecânico que não leva a uma análise crítica do conteúdo. Há que se
ter mudança de atitudes em ambas as partes. Levar o aluno a uma
construção contextualizada do conhecimento. Segundo Hoffman (2005)
“Por meio da ação mediadora, da tomada de decisão, ele estará
afetando vidas e influenciando aprendizagens individuais”, cabe ao
educador o papel de provocador, plantar a semente da dúvida e guiar
os alunos pela pesquisa em busca do conhecimento.
A aprendizagem colaborativa como estratégia de
ensino encoraja a participação do aluno no
processo de aprendizagem. Torna a aprendizagem
um processo activo e o conhecimento resulta
das interacções e consensos gerados no seio do
grupo. (MOURA, 2009, p.23)
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quarta-feira, 2 de setembro de 2015
Autoria e trabalho em equipe
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