quinta-feira, 25 de julho de 2013

25 de Julho dia do Escritor

O 25 de julho foi definido como dia nacional do scritor por decreto governamental, em 1960, após o sucesso do I Festival do Escritor Brasileiro, organizado naquele ano pela União Brasileira de Escritores, por iniciativa de seu presidente, João Peregrino Júnior, e de seu vice-presidente, Jorge Amado.
Escrever pode ser um ofício, um passatempo, uma forma de desabafo, uma manifestação artística.
A escrita tem várias funções dentro da linguagem e o verdadeiro escritor é aquele que sabe utilizar-se de cada uma destas funções para atingir seu objetivo, seja ele informar ou encantar quem o lê.
Antes do século VI a.C., as grandes narrativas eram passadas oralmente. Desde a invenção da escrita, essas histórias puderam ser repassadas e permanecer na história em sua forma inicial, já que o discurso oral sempre apresentava variações (basta lembrar do ditado: “quem conta um conto aumenta um ponto”).
Assim, temos registros de grandes escritores da Antigüidade, da Idade Média, do Renascimento… e, graças a eles, temos escritos históricos de épocas remotas; ficções de fadas e dragões medievais; mitos e lendas antigos; tratados de medicina e alquimia; compêndios de estudos filosóficos e religiosos.
O escritor convence graças ao poder de sua paixão pela palavra, e não prioritariamente pela paixão que dedique a uma causa.
Ou melhor, a sua causa sempre foi e será a palavra, caminho e céu de todas as causas. E de todas as paixões.
O texto literário nasce das mãos do escritor. No dia do escritor comemoramos a solidão diante da palavra, a verdade, o medo, a alegria, o amor indizíveis de só saber escrever.
Existem Três Tipos de Escritores
Pode-se dizer que existem três tipos de autores. Em primeiro lugar, temos aqueles que escrevem sem pensar. Escrevem a partir da memória, das reminiscências, ou mesmo diretamente dos livros dos outros.
Esta classe é a mais numerosa. Em segundo lugar, há aqueles que pensam enquanto escrevem. Pensam para escrever. Muito vulgares. Em terceiro lugar, temos aqueles que pensaram antes de começar a escrever.
Escrevem simplesmente porque pensaram. Muito raros.
Mesmo entre o pequeno número de escritores que pensam seriamente antes de começar a escrever, há extremamente poucos que pensam acerca do tema propriamente dito: os restantes pensam simplesmente em livros, naquilo que os outros disseram acerca do assunto.
Necessitam, quer isso dizer, do estímulo próximo e poderoso das ideias produzidas por outras pessoas para conseguirem pensar.
Essas ideias são, pois, o seu tema imediato, de modo que ficam constantemente sob a sua influência e, consequentemente, nunca alcançam a verdadeira originalidade.
A minoria acima referida, por outro lado, é estimulada a pensar pelo tema em si, de modo que os seus pensamentos são dirigidos imediatamente para ele.
Só entre esses se descobrem os escritores que perduram e se tornam imortais.
Só vale a pena ler a obra daquele que escreve diretamente a partir da sua própria cabeça.
Arthur Schopenhauer, in “Aforismos”

Frases sobre Escritores


“O verdadeiro escritor não tem nada a dizer. O que conta é o modo que ele diz.” (Alain Robbe-Grillet)
“O escritor original não é aquele que não imita ninguém , mas sim aquele que ninguém pode imitar.” (François René)
“Não se é escritor por ter escolhido dizer certas coisas, mas sim pela forma como as dizemos.” (Jean-Paul Sartre)
“A maior parte do tempo de um escritor é passado na leitura, para depois escrever; uma pessoa revira metade de uma biblioteca para fazer um só livro.” (Samuel Johnson)
“Os escritores superficiais, como as toupeiras, julgam frequentemente serem profundos, quando estão, no entanto, demasiadamente perto da superfície.” (William Shenstone)
“Escritores, meditem muito e corrijam pouco. Fazei as vossas rasuras no vosso próprio cérebro.” (Victor Hugo)
“O mais belo triunfo do escritor é fazer pensar os que podem pensar.”
(Eugène Delacroix)

“Um escritor é alguém congenitamente incapaz de dizer a verdade. Por isso, o que ele escreve chama-se ficção.” (William Faulkner)
“Escritor: não somente uma certa maneira especial de ver as coisas, senão também uma impossibilidade de as ver de qualquer outra maneira.”
(Carlos Drummond de Andrade)

“As duas coisas mais envolventes de um escritor são tornar familiares as coisas novas e tornar novas as coisas familiares.” (Samuel Johnson)
“A verdade é que a pena, na mão de um excelente escritor, resulta por si só numa arma muito mais potente e terrível, e de efeito muito mais prolongado, do que jamais poderia ser qualquer outro cetro ou espada nas mãos de um príncipe.” (Vittorio Alfieri)
“O escritor curto em idéias e fatos será, naturalmente, um autor de idéias curtas, assim como de um sujeito de escasso miolo na cachola, de uma cabeça de coco velado, não se poderá esperar senão breves análises e chochas tolices.” (Rui Barbosa)
“Todo o escritor que é original é diferente. Mas nem todo o que é diferente é original. A originalidade vem de dentro para fora. A diferença é ao contrário. A diferença vê-se, a originalidade sente-se. Assim, uma é fácil e a outra é difícil.” (Vergílio António Ferreira)
“O grande escritor não precisa ser nem muito inteligente nem muito culto. A inteligência e a cultura são contudo indispensáveis nos escritores menores.” (Lêdo Ivo)
“Quando os escritores morrem, eles se transformam nos seus livros. O que, pensando bem, não deixa de ser uma forma interessante de reencarnação.” (Jorge Luis Borges)
“Escrever é gravar reações psíquicas. O escritor funciona qual antena – e disso vem o valor da literatura. Por meio dela, fixam-se aspectos da alma dum povo, ou pelo menos instantes da vida desse povo.” (Monteiro Lobato)
“Um escritor trabalha para sonhar com os outros, melhorar o destino e viver vidas que não se pode viver.” (Ángeles Mastretta)
“Quando um escritor se transforma num clássico, já não há necessidade de lê-lo: basta citá-lo.” (R. Gervaso)
“Os grandes escritores nunca foram feitos para se submeter à lei dos gramáticos, mas para imporem a sua.” (Paul Claudel)
“A felicidade do escritor é o pensamento que consegue transformar-se completamente em sentimento, é o sentimento que consegue transformar-se completamente em pensamento.” (Thomas Mann)
“Só se pode julgar um escritor depois de terem morrido todos os críticos da sua época.” (Sofocleto)
“O escritor original, enquanto não está morto, é sempre escandaloso.”
(Simone de Beauvoir)

“Quando se diz que um escritor está na moda, isso quer dizer que ele é admirado por menores de trinta anos.” (George Orwell)
“Um escritor chega à velhice quando suspeita que o artigo que está a escrever já tinha sido escrito por ele no passado.” (R. Gómez de la Serna)
“Escritores, meditem muito e corrijam pouco. Fazei as vossas rasuras no vosso próprio cérebro.” (Victor Hugo)
“Estamos convencidos de que os grandes escritores colocaram a sua própria história nas suas obras. Pinta-se bem apenas o próprio coração, atribuindo-o a um outro.” (François René)
“Se um escritor quisesse demonstrar que a liberdade não lhe é necessária, pareceria um peixe querendo convencer-nos de que a água não lhe é útil.”
(M. Bulgakov)

“O escritor está sempre trabalhando em um livro, mesmo quando não está escrevendo.” (Antonio Callado)
“Há quem creia ser um grande escritor porque todos o lêem; e há quem creia ser um grande escritor porque ninguém o lê.” (R. Gervaso)
“Um grande escritor sempre traz consigo seu mundo e sua prédica.”
(Albert Camus)

“Quase sempre os escritores descrevem ações brilhantes com versos lamentáveis.” (Horácio)
“Instruir e divertir os povos deve ser o empenho dos escritores; os mais hábeis são os que instruem divertindo.” (Marquês de Maricá)
“Um escritor não lê os seus colegas: vigia-os.” (Maurice Chapelan)
“Os bons escritores moralistas são como os faróis litorais; advertem, dirigem e salvam os navegantes do naufrágio.” (Marquês de Maricá)
“Nem sempre os grandes escritores são bons escritores.” (Lêdo Ivo)
“Não há assuntos chatos, apenas escritores chatos.” (H. L. Mencken)
“Somos todos escritores, só que alguns escrevem e outros não.”
(José Saramago)

Nenhum comentário:

Postar um comentário