sexta-feira, 12 de julho de 2013

Cadernos de Linguagem e Sociedade




Cadernos de Linguagem e Sociedade (L&S) é um periódico multidisciplinar cuja missaõ precípua consiste na divulgação de saberes que promovam o incentivo a práticas sociais transformadoras no âmbito das ciências da linguagem. Tem como principal objetivo a publicação de pesquisas relevantes voltadas para as relações entre a análise de discurso, o texto e as ciências sociais. Tais relações são definidas da seguinte forma: teoria e análise das relações entre o texto e a interação verbal, de um lado e de outro, as práticas sociais, políticas e culturais. Visa a alcançar como público-alvo educadores e pesquisadores da linguagem e de areas afins. 
Os trabalhos a serem enviados para publicação poderão ser escritos em português, inglês, espanhol ou francês, sob a forma de artigo, ensaio, debate e/ou retrospectiva (estado da arte), bem como resenh crítica.

Normas para publicação de trabalhos em Cadernos de Linguagem e Sociedade

1.     Os textos submetidos à publicação podem ser enviados por e-mail, no formato padrão word for windows, em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5 e conter até 10.000 palavras para artigos, ensaios e retrospectivas, sendo reduzidas para 2.500 palavras no caso de resenhas. A referida quantidade inclui notas de rodapé (reduzidas ao mínimo) e referências bibliográficas. Se houver gráficos e anexos, o material todo não poderá ultrapassar 20 laudas. As citações de mais de cinco linhas deverão aparecer em tamanho 11, destacadas do texto. A linguagem dos trabalhos deve ser acessível, clara, evitando-se o estilo esotérico e o jargão incompreensível. Não serão aceitos trabalhos com indícios de linguagem sexista ou com qualquer tipo de expressão discriminatória baseada no preconceito.

2.     L&S incentiva colaboradores de todos os países para submeter seus trabalhos de pesquisa inéditos, os quais serão avaliados anonimamente por dois membros do Conselho Consultivo e, em caso de discordância, por um terceiro parecerista ad hoc. Os trabalhos a serem enviados para publicação poderão ser escritos em português, inglês, espanhol ou francês, sob a forma de artigo, ensaio e/ouretrospectiva (estado da arte), bem como de resenha crítica. Artigos, ensaios e retrospectivas devem ser precedidos de abstract (em inglês) e resumo (em português), ambos elaborados em torno de 100 palavras, seguidos respectivamente de até 6 keywords/palavras-chave.

3.     Os trabalhos encaminhados a L&S devem primar pela originalidade, razão pela qual não deverão ter sido submetidos à publicação em outro periódico nacional ou internacional, sendo concedidos a L&S todos os direitos autorais referentes aos textos publicados.

4.     Solicita-se aos autores um Curriculum Vitae resumido, em nota de rodapé (4 a 5 linhas), na primeira página do texto.

5.     Os títulos e subtítulos devem ser claros e breves (aconselha-se levar ao título, no máximo, 11 palavras).

6.     As citações acima de 40 palavras deverão ser destacadas com margem superior à do texto. As tabelas e figuras deverão ser numeradas e com títulos.

7.     As referências citadas no texto devem ser apresentadas da seguinte forma: (Fairclough, 2000: 145) ou Fairclough (2000: 145). Useet al. quando citar mais de dois autores ou autoras. As letras a, b, c, etc. devem ser usadas no caso de serem citados trabalhos do(a) mesmo(a) autor(a) publicados no mesmo ano. Todas as referências citadas no texto devem ser organizadas por ordem alfabética e apresentadas no final do trabalho, conforme as especificações em colchetes:
[Livro]: Magalhães, I. Eu e tu. A constituição do sujeito no discurso médico. Brasília: Thesaurus, 2000.
[Artigo em coletânea]: Caldas-Coulthard, C. R. Man in the news. The misrepresentation of women in the news-as-narrative discourse. In: Mills, S. (Org.) Language and gender. Interdisciplinary perspectives. Harlow: Longman, 1995, p. 226-39.
[Artigo em periódico]: Grigoletto, M. Funcionamento metafórico e construção de identidades no discurso colonial britânico. Cadernos de Linguagem e Sociedade, 4: 11-29, 2000.

8.     Autores com titulação inferior a de Mestre só poderão publicar em co-autoria com professores de titulação maior.

9.     Os trabalhos deverão ser enviados por correio eletrônico para denizelena@gmail.com. A mensagem do proponente deverá conter o nome completo do(s) autor(@s), a afiliação institucional por extenso, bem como o endereço para contato. Serão arquivadas duas cópias: o texto original completo e outro, sem as pistas autorais, que será encaminhado para pareceristas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário