quarta-feira, 9 de novembro de 2011

ABL é processada por irregularidades no Acordo Ortográfico

RIO - Mais de dois anos depois de implatado, o novo "Vocabulário Ortográfico da Língua Brasileira" (Voip) - feito a partir do acordo ortográfico, que teve como proposta simplicar a forma de escrever - ainda gera polêmica com relação as regras estabelcidas, principalmente quanto ao uso do hífen. Com o objetivo de sugerir uma simplificação da forma de escrever, o professor Ernani Pimentel líder do movimento Acordar Melhor entrou com uma ação popular contra a Academia Brasileira de Letras (ABL). O processo acusa a Academia de lesar o patrimônio cultural brasileiro com a implantação do Novo Acordo Ortográfico. De acordo com Pimentel, a instituição não respeitou o tratado assinado em Portugal, com os paises de lingua portuguesa, com o objetivo unificar a mesma.

- A ABL impôs o Volp como a voz do acordo ortográfico universalizado, fez alterações no instrumento firmado em Lisboa. As palavras coerdeiro e anistórico que, pelo documento português, deveriam ser escritas com hífen, no Volp foi tirado o sinal e o "h". A academia não tem autoridade para isso. Qualquer alteração teria que ser submetida ao Congresso Nacional e essas não foram - afirma.

A ação também pede para que a oficialização do novo acordo, prevista para janeiro de 2013, seja prorrogada com a intenção de ampliar o prazo de discussões.

- Devemos seguir o exemplo de Angola e Moçambique que ainda não ratificaram o acordo e estão solicitando prazo maior. Portugal também ainda não aplicou as novas regras. Eles estão resistentes. As novas regras só devem ser colocadas em prática a patir de 2015 - justifica.

Ernani Pimentel diz que não é contra o Acordo Ortográfico, mas sim pela forma como foi conduzido.

- Sou a favor do aprofundamento dele. A proposta de simplificar a língua é ótima. Isso traz muitas vantagens ao movimento editorial, os livros ficam mais baratos. Mas nada disso não aconteceu. Hoje temos tantas regras que fica difícil para qualquer um aprender bem o português - diz.

Segundo ele, algumas alterações foram boas, como o fim dos acentos nas vogais duplas (vêem, lêem, crêem).


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2011/11/09/abl-processada-por-irregularidades-no-acordo-ortografico-925767571.asp#ixzz1dEZqyrne
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário